Humanização e ambiência na clínica médica do Hospital de Base do Distrito Federal

Autores

  • Lorena Dias Fernandes Escola Superior de Ciências da Saúde
  • Leila Bernarda Donato Göttems

Palavras-chave:

Políticas de Saúde

Resumo

Objetivo: Analisou-se a adequação da estrutura da clínica médica de um hospital público do DF, aos padrões e parâmetros da ambiência e humanização propostos pela Política Nacional de Humanização (PNH). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa avaliativa por triangulação de métodos. Entrevistou-se 12 profissionais, sendo 5 enfermeiros e 7 técnicos de enfermagem e aplicou-se questionário a 40 usuários da Clínica Médica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Resultados: Os resultados apontam que existem diferenças e similaridades entre os andares; os profissionais avaliaram a maioria dos parâmetros definidos como regular e possuem ideias diversificadas sobre ambiência e humanização; Os usuários acreditam que existe modificações no ambiente hospitalar e avaliaram a maioria dos parâmetros como bom. Conclusão: A ambiência nestes andares está parcialmente em conformidade com os dispositivos da PNH, as diferenças entre os andares explica-se pelo perfil da gestão e pela baixa apropriação dos profissionais e de usuários sobre o assunto.

Descritores: Humanização da assistência; Política de Saúde; Ambiente de Instituições de Saúde; Pesquisa em avaliação de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-08-2017

Como Citar

1.
Fernandes LD, Göttems LBD. Humanização e ambiência na clínica médica do Hospital de Base do Distrito Federal. Rev. G&S [Internet]. 9º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];4(2):1917-31. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/232

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)