Concepções diferentes sobre redução de danos em centros de referência para DST/HIV/AIDS do Distrito Federal

Autores

  • Daniel Landi Filho Curso de Graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - Distrito Federal, Brasil.
  • Otávia Daniele Silva Araújo Curso de Graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - Distrito Federal, Brasil.
  • Rafael de Oliveira Cavalcante Curso de Graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - Distrito Federal, Brasil.
  • Suellen Santos Mendes Curso de Graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - Distrito Federal, Brasil.
  • João Fellipe Santos Tatsch Curso de Graduação em Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - Distrito Federal, Brasil.
  • Marilucia Rocha Almeida Picanço Professora Doutora em Medicina. Faculdade de Medicina - Universidade de Brasília.
  • Aline de Melo Soares Psicóloga, Coordenadora do Programa de Redução de Danos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
  • Ubirajara José Picanço de Miranda Junior Escola Superior de Ciências da Saúde Secretaria de Estado da Saúde do DF

Palavras-chave:

Redução de danos, DST/HIV/AIDS, Usuários de drogas injetáveis

Resumo

Introdução: Redução de Danos refere-se a um conjunto de medidas de saúde pública cuja meta é minimizar danos decorrentes do uso ilegal de drogas. Na Secretaria de Saúde do Distrito Federal o Programa de Redução de Danos (PRD) está ligado à Gerência de DST/AIDS e teve sua implantação a partir de 1999. As ações deste programa são desenvolvidas por um grupo de voluntários que atua em várias cidades satélites, sem fazer parte do sistema formal da rede pública de atenção à saúde. Objetivo: Avaliar o grau de informação científica das atividades de redução de danos, nas populações de risco, pelos profissionais de cinco Centros de Referência para DST/HIV/AIDS do Distrito Federal. Método: Estudo observacional, analítico, transversal e descritivo, desenvolvido junto aos servidores desses cinco centros. Resultados: Destaca-se que mais de 70% dos profissionais dos centros estudados não dispõe de informação sobre o projeto e as atividades desenvolvidas pelo PRD. Somente uma unidade de saúde apresentou conhecimento satisfatório, com índice de 86,7% referido pelos profissionais. Conclusão: é necessário sensibilização das equipes, proporcionada pelas chefias imediatas, para maior esclarecimento sobre Redução de Danos, de modo que o programa seja incluído como parte das ações desenvolvidas na atenção primária em centros de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-08-2017

Como Citar

1.
Filho DL, Araújo ODS, Cavalcante R de O, Mendes SS, Tatsch JFS, Picanço MRA, et al. Concepções diferentes sobre redução de danos em centros de referência para DST/HIV/AIDS do Distrito Federal. Rev. G&S [Internet]. 9º de agosto de 2017 [citado 20º de abril de 2024];4(2):1904-16. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/231

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)