Potência invisível nas lacunas:

atenção domiciliar comunitária voluntária do grupo participante de uma igreja católica em Cariacica - ES

Autores

  • Clésio de Oliveira Venâncio Psicólogo - Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica
  • Túlio Alberto Martins de Figueiredo Enfermeiro - Doutor em Saúde Pública ”“ Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFES.
  • Euzilene da Silva Rodrigues Psicóloga - Secretaria Municipal de Saúde de Serra ”“ ES.
  • Helena de Arruda Penteado Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Wanessa Lacerda Poton Enfermeira - Mestre em Saúde Coletiva ”“ Profa. Da Universidade de Vila Velha - UVV
  • Thiago de Sousa Freitas Lima Psicólogo ”“ Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFES

Resumo

Objetivo: Analisar a modalidade atenção domiciliar comunitária voluntária enquanto uma rede de trabalho afetivo de cinco membros de um grupo participante de uma igreja católica na Região de Porto Santana, em Cariacica ”“ um dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória ”“ ES. Método: Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado junto a um grupo que desenvolve atenção domiciliar comunitária no território em que vivem no período de abril a outubro de 2010. Para obtenção dos dados foram feitas visitas ao grupo, entrevistas focalizadas e acompanhamento de suas rotinas, se configurando num processo cartográfico. Resultados: Os relatos dos membros do grupo e das observações feitas durante o percurso apontaram para a materialização de uma prática onde o cuidado se configura a partir da circulação de afetos vivos no interior de um território, tendo elementos que fazem dessa prática alternativa singular num contexto de constante movimento. Considerações finais: Com base nos resultados percebe-se que a necessidade de visibilidade dessas práticas se faz necessária na medida em que   promova a ampliação de atuação do campo da saúde coletiva, no sentido de fortalecer ações  que potencializem os sujeitos em seus  próprios territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena de Arruda Penteado, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Centista Social,Psicóloga Mestranda em Saúde Coletiva do Programa de Pós-graduaçâo em Saúde Coletiva - UFES

Downloads

Publicado

07-08-2017

Como Citar

1.
Venâncio C de O, de Figueiredo TAM, Rodrigues E da S, Penteado H de A, Poton WL, Freitas Lima T de S. Potência invisível nas lacunas:: atenção domiciliar comunitária voluntária do grupo participante de uma igreja católica em Cariacica - ES. Rev. G&S [Internet]. 7º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];1(1):1714-25. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/215

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa