Construção coletiva da rede de atenção à saúde do idoso no Paranoá, Distrito Federal:

relato de experiência

Autores

  • Viviane Cristina Uliana Peterle Médica. Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.
  • Andréa Mathes Faustino UnB
  • Sandra Helena de Sousa Ferreira
  • Eleuza Procópio de Souza Martinelli
  • Tereza de Fátima Gomes de Barros

Palavras-chave:

Políticas de Saúde, Gestão, Educação

Resumo

Relato da experiência dos serviços de atenção a Saúde para a população idosa da Regional do Paranoá, por meio de uma pactuação coletiva entre os diversos atores envolvidos, a fim de subsidiar a construção da rede de Atenção à Saúde do Idoso, Método: Pesquisa qualitativa e descritiva, por meio de levantamento de dados em fontes oficiais do governo acerca de informações de saúde e dados demográficos populacionais, além de descrição das experiências dos serviços de saúde da Regional do Paranoá. Resultados: A constituição de um grupo de trabalho com os profissionais que atuam na assistência direta ao idoso para identificação e discussão dos processos de trabalho, alencando prioridades como a caracterização do perfil da população atendida e necessidade da sistematização dos dados, para estratificação em linhas de cuidado, ênfase no acolhimento com escuta qualificada e estratégias para criação de vínculos entre os profissionais e instituições parceiras, para a integralidade da Atenção, foram potencialidades do processo, em meio às dificuldades como indefinição de território de abrangência, fragilidades sociais e fragmentação da assistência. Conclusão: Uma Rede de Atenção à Saúde, mais do que estruturada em ofertas de serviços, só ganha forma e permite seu dinamismo, operando por meio da formação e consolidação de vínculos que perpassam as estruturas organizacionais e influenciam os modos como os processos de trabalho transcorrem para o funcionamento da rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Cristina Uliana Peterle, Médica. Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

Programa de Atenção à Saúde do Idoso. Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Andréa Mathes Faustino, UnB

Enfermeira. Mestre. Docente do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília.

Sandra Helena de Sousa Ferreira

Enfermeira. Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Peterle VCU, Faustino AM, Ferreira SH de S, Martinelli EP de S, de Barros T de FG. Construção coletiva da rede de atenção à saúde do idoso no Paranoá, Distrito Federal:: relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];4(1):1488-99. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/197

Edição

Seção

Relatos de Experiências