Indivíduos frequentadores de UTI em um município no interior do Brasil

Autores

  • Vagner Ferreira do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva, Gerenciamento, Família

Resumo

Trata-se de uma pesquisa descritiva, utilizando abordagem quantitativa, realizada em um hospital público no interior do Brasil. A coleta dos dados concentrou-se no primeiro trimestre de 2012. Foi levantado as variáveis, sexo dos familiares, faixa etária, escolaridade, ocupação, renda salarial, religião, procedência, hospedagem no município, conhecimento do setor intensivo. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva apresentando os achados em gráficos e tabelas, sendo organizados em números absolutos e percentuais. Ao término do estudo, verificou-se que os indivíduos com maior representatividade no ambiente intensivo, são mulheres, com idade variando entre 41 e 50 anos, de crença protestante, se declarando donas de casa, com ensino médio, renda mensal familiar de dois salários minimos, desconhecendo esse ambiente hospitalar e proveniente do próprio estado e município. Algumas variáveis importantes deixaram de ser analisadas por não constarem no livro de visitantes. Sugerindo assim, pesquisas futuras incluindo além de investigação documental, a entrevista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Enfermeiro pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Saúde da Família, Enfermagem do Trabalho, Urgência e Emergência. Mestre em Terapia Intensiva. Coordenador de USF no município de Barra do Garças ”“ MT. Professor dos Cursos Téc. em Enfermagem e  Téc. em Nutrição e Dietética do SENAC MT. Enfermeiro do Trabalho da Empresa A. F. Santos ”“ Cimento. Membro dos grupos de pesquisa NESPROM - UnB, GEPEPES - UNICAMP e Informática em Saúde - UFMT.

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Ferreira do Nascimento V. Indivíduos frequentadores de UTI em um município no interior do Brasil. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 18º de abril de 2024];4(1):1445-60. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/194

Edição

Seção

Artigos Originais