O conhecimento das puérperas sobre preparo das mamas e aleitamento materno

Autores

  • Maíra Magg Ramsay Garcia
  • Janaína Gomes dos Santos
  • Solange da Silva Lima
  • Rogério Ferrari Universidade Estácio de Sá, UNESA, Rio de Janeiro-RJ

Resumo

Objetivo: analisar o conhecimento sobre o preparo da mama e o aleitamento materno (AM) de puérperas atendidas no Hospital São Luis, na cidade de Cáceres, sudoeste do estado de Mato Grosso. Métodos: trata-se de um estudo quanti-qualitativo, realizado com 25 puérperas na Clínica Obstétrica do Hospital São Luis. Foram consideradas participantes as puérperas maiores de 18 anos internadas no hospital no período da coleta, que consentiram em participar da pesquisa. Foi aplicado um instrumento de coleta semi-estruturado, contendo questões abertas e fechadas, no período dos meses de setembro e outubro de 2010. Resultados: as puérperas apresentaram idade média de 25 anos, 56% eram amasiadas e 80% do lar, a maioria delas (44%) apresentavam ensino fundamental incompleto. Quase todas (96%) realizaram o pré-natal com média de 6 consultas, número esse preconizado. Porém, 60% não receberam orientação sobre AM durante o pré-natal. 20% das puérperas tiveram dificuldade ao amamentar, destas 60% eram secundíparas. Grande parte (76%) afirmou que é importante o preparo da mama para amamentar. Dentre as que tiveram que tiveram cuidado com a mama, apenas 10% tiveram dificuldade ao amamentar. Quanto ao apoio no manejo da amamentação obteve-se que 64% do total contaram com essa ajuda, sendo que 43% desse apoio partiram de um profissional enfermeiro. Conclusão: fica explicito a necessidade dos profissionais de enfermagem ser persistentes nas atividades de educação em saúde, visando melhorar as ações educativas no pré-natal voltado ao manejo clínico da amamentação, para que o público alvo, mulher-mãe-nutriz e sua família, sejam atingidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Magg Ramsay Garcia

Graduada em enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Cáceres-MT.

Janaína Gomes dos Santos

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá-MT. Enfermeira do Pronto Atendimento Médico em Cáceres - MT.

Solange da Silva Lima

Enfermeira, especialista em Urgência e Emergência; Especializanda em Gestão e Saúde pela UAB/UNEMAT, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Rogério Ferrari, Universidade Estácio de Sá, UNESA, Rio de Janeiro-RJ

Acadêmico do curso de Medicina, pela Universidade Estácio de Sá - UNESA, campus Centro V ”“ Arcos da Lapa, Rio de Janeiro-RJ

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

1.
Garcia MMR, Santos JG dos, Lima S da S, Ferrari R. O conhecimento das puérperas sobre preparo das mamas e aleitamento materno. Rev. G&S [Internet]. 2º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];4(1):1404-18. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/190

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>