EVIDÊNCIAS CLÍNICAS NO USO DA HIPODERMÓCLISE EM PACIENTES ONCOLÓGICOS:

REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Gabriela Lisboa Veras Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB)
  • Andréa Mathes Faustino Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB)
  • Paula Elaine Diniz dos Reis Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB)
  • Giovana Paula Rezende Simino Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (MG)
  • Christiane Inocêncio Vasques Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Objetivo: identificar as evidências oriundas da literatura científica acerca da utilização da hipodermóclise na prática clínica em pacientes portadores de câncer. Método: Trata-se de revisão integrativa da literatura, cuja questão norteadora da pesquisa é “Quais são as evidências clínicas acerca da utilização da hipodermóclise em pacientes portadores de câncer?”. Foram utilizadas as bases eletrônicas de dados LILACS e MEDLINE. Resultados: A amostra foi de 12 artigos, cuja maioria era de origem norte-americana (41,6%), Os artigos trouxeram a definição da hipordermóclise e alguns destacaram a descrição da técnica em pacientes idosos com câncer, outras doenças crônicas e desidratação. Os maiores destaques nas publicações foram a maior adesão terapêutica pelo paciente na utilização da via subcutânea, bem como a facilidade e a segurança de utilização da técnica por meio da equipe de enfermagem, no hospital ou domicilio, além de ser de baixo custo. Conclusão: É consenso que é uma via satisfatória em pacientes com câncer e que é pouco utilizada ainda devido a falta de treinamento de profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Lisboa Veras, Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB)

Enfermeira Graduada pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (DF), Voluntária no Programa de Iniciação Científica ”“ ProIC da Iniciação Científica da Universidade de Brasília. Brasília (DF) com o Projeto “Prática clínica da utilização de hipodermóclise em pacientes com câncer“ Edital 2011 PROIC / CNPq / UnB.

Andréa Mathes Faustino, Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB)

Enfermeira especialista em Geriatria e Gerontologia, Doutoranda em Ciências da Saúde. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (DF), Orientadora do Projeto de Pesquisa “Prática clínica da utilização de hipodermóclise em pacientes com câncer“ Edital 2011 PROIC / CNPq / UnB.

Paula Elaine Diniz dos Reis, Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB)

Enfermeira especialista em Oncologia, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (DF)

Giovana Paula Rezende Simino, Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (MG)

Enfermeira especialista em Oncologia, Mestre em Ciências. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (MG)

Christiane Inocêncio Vasques, Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB)

Enfermeira especialista em Oncologia, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Brasília (DF)

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Veras GL, Faustino AM, Reis PED dos, Simino GPR, Vasques CI. EVIDÊNCIAS CLÍNICAS NO USO DA HIPODERMÓCLISE EM PACIENTES ONCOLÓGICOS:: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 20º de abril de 2024];5(4):pag. 2877-2893. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1591

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)