CONSIDERAÇÕES SOBRE INTERNAÇÃO DOMICILIAR E A INSERÇÃO DA FAMÍLIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM:

RELATO DE CASO

Autores

  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima Universidade de Brasília
  • Anne Caroline Coelho Leal Árias Amorim Universidade de Brasília
  • Andressa Farias Ferreira da Silva Universidade de Brasília
  • Fernanda Scarano Paes Universidade de Brasília
  • Késia Nina Caetano Silva Universidade de Brasília
  • Maysa Pacheco Foizer Ferreira Universidade de Brasília
  • Rebeca Caetano de Sá Universidade de Brasília
  • Liliane Santos Schuenker Universidade de Brasília, UnB

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Assistência Domiciliar, Enfermagem em Saúde Comunitária, Enfermagem Familiar

Resumo

O relato de caso descreve os cuidados de enfermagem dispensados a uma família acompanhada por uma equipe do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar, de uma Região Administrativa do Distrito Federal mediante priorização, baseada na escala de Cascavel, de internação domiciliar de um membro desta por tal serviço público. O contexto inseriu-se segundo relatos oriundos da Disciplina ‘Enfermagem em Saúde da Comunidade 02 e Estágio’, ofertada na modalidade obrigatória aos discentes do curso de graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília. Nessa conjuntura, descreveu-se o caso com a identificação do cliente, conceituação da doença que o acomete, como as percepções acadêmicas sobre o contexto familiar, sobrecarga do cuidador principal e conflitos relacionados à dinâmica familiar. Frente às percepções indicaram-se intervenções a serem realizadas; no caso de serviço e família entenderem sua pertinência, considerando o respeito às autonomias individuais e coletivas, serem relevantes na produção de vínculo e corresponsabilização. A disciplina possibilitou sensibilizar os discentes para a importância da assistência multiprofissional no domicilio de clientes com quadros clínicos estáveis, embora crônicos e agravados, que suscitem cuidados que extrapolem os ofertados pela Atenção Primária. A experiência foi singular por permitir uma visualização de padrões de relacionamentos, comportamentos e comunicação estabelecidos na dinâmica familiar, que se configuraram como fator de proteção ou de risco para o ente enfermo. A parceria com os profissionais do serviço local foi positiva por apresentar aos discentes uma nova rede de suporte formal ofertado pelo Sistema Único de Saúde, numa dinâmica da família como partícipe no planejamento das intervenções cuidadoras enquanto processo amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima, Universidade de Brasília

Licenciado e Graduado em Enfermagem. Enfermeiro egresso da Disciplina ‘Enfermagem em Saúde da Comunidade 02 e Estágio’, Enfermagem, Universidade de Brasília (UNB).Especialização em andamento em Direito Sanitário, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Distrito Federal.Especialização em andamento em Cuidado Pré-natal, Universidade Federal de são Paulo.

Anne Caroline Coelho Leal Árias Amorim, Universidade de Brasília

Professora Assistente, Mestre em Saúde Coletiva, Especialista em Saúde da Família e em Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Tutora do Subprojeto “Desenvolvimento de tecnologias para a Atenção Domiciliar no Sistema Único de Saúde: subsídios à gestão do cuidado, do acesso e à desospitalização na Regional do Paranoá.”, Pró-Saúde III. Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Campus Universitário Darcy Ribeiro

Andressa Farias Ferreira da Silva, Universidade de Brasília

Enfermeira egressa do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília.

Fernanda Scarano Paes, Universidade de Brasília

Enfermeira egressa do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília.

Késia Nina Caetano Silva, Universidade de Brasília

Enfermeira egressa do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília.

Maysa Pacheco Foizer Ferreira, Universidade de Brasília

Enfermeira egressa do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília.

Rebeca Caetano de Sá, Universidade de Brasília

Enfermeira egressa do Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília.

Liliane Santos Schuenker, Universidade de Brasília, UnB

Enfermeira licenciada e graduada em Enfermagem. Egressa da disciplina de Licenciatura em ‘Práticas de Ensino de Enfermagem’, Enfermagem, Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Como Citar

1.
Lima PVSF de, Amorim ACCL Árias, Silva AFF da, Paes FS, Silva KNC, Ferreira MPF, et al. CONSIDERAÇÕES SOBRE INTERNAÇÃO DOMICILIAR E A INSERÇÃO DA FAMÍLIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM:: RELATO DE CASO. Rev. G&S [Internet]. 28º de novembro de 2014 [citado 24º de abril de 2024];5(4):pag. 2802-2815. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1577

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>