INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO CASO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESAD/UFS

Autores

  • Ayslan Jorge Santos de Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Bruna Monalisa Santana Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Marcio Batista Santos
  • Michely Santos Araujo

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Através de e-mails e das mensagens postados na plataforma MOODLE nota-se uma dificuldade na comunicação e interação entre tutores e alunos da disciplina Matemática para Administradores na modalidade a distância do curso de Administração Pública Bacharelado da Universidade Federal de Sergipe. Torna-se necessária a análise dos processos pelos quais se dá a interação entre o tutor e o aluno, bem como esta interação influencia na aprendizagem dos alunos, elencando as principais dificuldades enfrentadas por eles na disciplina Matemática para Administradores. Este artigo tem como objetivo construir um panorama sobre a interação tutor-aluno estabelecido na plataforma MOODLE do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) para a disciplina Matemática para administradores durante o período 2012.1. Para tanto, foi coletado todo o material disponível na plataforma MOODLE, que suporta o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desta instituição: textos, mensagens dispostas nos fóruns, chats e atividades a distância. Foi realizada uma analise de discurso qualitativo para os dados coletados e elaborado um quadro entre as principais dificuldades e as possibilidades de melhoria dos pontos abordados. CORRÊA (2007) ressalta a importância da existência de ferramentas que possibilitem o diálogo claro e direto entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem na educação à distância. Foi possível verificar que parte das dificuldades apresentadas no processo de comunicação dessa disciplina está na ausência de uma ferramenta que possibilite a inclusão de fórmulas e símbolos matemáticos na plataforma MOODLE. A inserção de ferramentas para utilização de fórmulas e símbolos matemáticos possibilitaria uma melhora no aprendizado, o desenvolvimento de habilidades e a assimilação de conceitos pelos alunos por intermédio de uma maior possibilidade de interação com os tutores, tornando o processo de comunicação mais claro e dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayslan Jorge Santos de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ciências da Saúde;Professor Temporário do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS);Coordenador de Tutoria do Curso de Administração pública do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD/UFS).

Bruna Monalisa Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Tutora a distância do Curso de Administração Pública

Downloads

Publicado

28-07-2017

Como Citar

1.
Araújo AJS de, Santos BMS, Santos MB, Araujo MS. INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO CASO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESAD/UFS. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 25º de abril de 2024];3(1):1238-50. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/156

Edição

Seção

Artigos Originais