Vivência de acadêmicos do PET-saúde/vigilância em saúde, na cidade de Palmas-TO:

um relato de experiência

Autores

  • Tiago Veloso Neves Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Isabele Martins Valentim Universidade Federal do Tocantins
  • Emyle Brito de Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Izabella Barbosa dos Reis Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Paula Mendes Diniz Colégio Supremo
  • Elzirene Souza Dias Rocha Secretaria Especial de Saúde Indígena do Estado do Tocantins
  • Maria do Socorro Rocha Sarmento Nobre Secretaria Municipal de Saúde de Palmas
  • José Gerley Diaz Castro Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Gestão, Educação, Comunicação interdisciplinar

Resumo

Em Palmas-TO, o PET-Saúde/Vigilância em Saúde teve uma particularidade: contemplou não somente uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, mas também uma IES privada. A interação entre acadêmicos de diferentes instituições e diferentes cursos favoreceu a troca e a formulação de novos conhecimentos. O contato com os pacientes durante as atividades de campo permitiu aos acadêmicos conhecerem melhor as necessidades de sua região e lidar com situações que necessitavam de adaptabilidade. A integração com a Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde foi muito positiva, pois os acadêmicos monitores puderam conhecer o funcionamento e a importância da Vigilância Epidemiológica nas estratégias de ação do SUS. Diversos trabalhos científicos foram gerados a partir da experiência dos monitores no PET-Saúde, além de um artigo de jornal, a capacitação de dois profissionais da rede municipal, a organização de um mini-curso para a comunidade acadêmica, dentre outras ações. Portanto, o objetivo deste trabalho é fazer um relato dos aspectos nos quais a vivência do PET-Saúde/Vigilância em Saúde foi benéfica aos acadêmicos da área da saúde participantes deste programa em Palmas. O PET-Saúde, em todo o seu decorrer, permitiu que os acadêmicos pudessem evoluir técnica, científica e humanitariamente pelas experiências vividas neste projeto.

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Biografia do Autor

Tiago Veloso Neves, Centro Universitário Luterano de Palmas

Acadêmico do curso de fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP-ULBRA). Bolsista do PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

Isabele Martins Valentim, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista do PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

Emyle Brito de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista do PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

Izabella Barbosa dos Reis, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista do PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

Ana Paula Mendes Diniz, Colégio Supremo

Enfermeira, docente do Colégio Supremo, ministrante da disciplina de Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva II no curso técnico em enfermagem, voluntária no PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

Elzirene Souza Dias Rocha, Secretaria Especial de Saúde Indígena do Estado do Tocantins

Enfermeira, Responsável Técnica pela Imunização. Distrito Sanitário Especial Indígena Tocantins. Secretaria Especial de Saúde Indígena, Preceptora voluntária no PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

Maria do Socorro Rocha Sarmento Nobre, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas

Mestranda em Ciências do Ambiente, Coordenadora em Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Gerência de Vigilância Epidemiológica. Preceptora no PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

José Gerley Diaz Castro, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências Biológicas, docente da UFT. Laboratório de Epidemiologia. Tutor no PET-Saúde/Vigilância em Saúde.

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Publicado

28-07-2017

Como Citar

1.
Neves TV, Valentim IM, de Souza EB, dos Reis IB, Diniz APM, Rocha ESD, et al. Vivência de acadêmicos do PET-saúde/vigilância em saúde, na cidade de Palmas-TO:: um relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 28º de março de 2024];3(3):916-28. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/149

Edição

Seção

Relatos de Experiências

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