O funcionamento do sistema de governança das redes de atenção à saúde em Montes Claros, Minas Gerais - Brasil

Autores

  • Ernesto José Hoffmann Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Palavras-chave:

Gestão, Políticas de saúde

Resumo

O Sistema de Governança das Redes de Atenção à Saúde é um recurso de caráter organizativo sendo responsável pelo gerenciamento e integração funcional dos componentes das redes no Sistema Único de Saúde - SUS. O objetivo central deste artigo é avaliar a percepção dos profissionais das equipes de Saúde da Família sobre o funcionamento do sistema de governança da rede no município sede da Macrorregião Norte do Estado de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal e exploratória. Para coleta de dados utilizou-se um questionário adaptado com 14 questões correspondentes à avaliação da governança, aplicado a 18 equipes no período de junho a outubro de 2010, após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram analisados por meio do software com estatística simples, obtidos por equipe e foram classificados em quatro níveis de integração das redes (fragmentado; incipiente; avançado; integrado). Os resultados evidenciaram que o sistema de governança das redes de atenção à saúde deste município é considerado incipiente na percepção dos profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família. Recomendam-se novos estudos, com delineamento longitudinal e prospectivo para avaliar como ocorrerá e quando o processo de consolidação das redes de forma efetiva, avançada e integrada na Atenção Primária á Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto José Hoffmann, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Médico de Família e ComunidadeMestre em Cuidados Primários em SaúdeDoutorando em Ciências da SaúdeProfessor do Departamento de Saúde Mental e Coletiva da UNIMONTES.

Downloads

Publicado

27-07-2017

Como Citar

1.
Hoffmann EJ. O funcionamento do sistema de governança das redes de atenção à saúde em Montes Claros, Minas Gerais - Brasil. Rev. G&S [Internet]. 27º de julho de 2017 [citado 19º de abril de 2024];3(2):510-21. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/120

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)