Rastreamento do câncer de próstata em homens acima de 50 anos através do exame diagnóstico de PSA

Autores

  • Mayene Pongeluppe El Barouki Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palavras-chave:

Rastreamento, Câncer, Próstata, Diagnóstico, Antígeno Prostático Específico, Políticas de saúde, Saúde do homem

Resumo

Objetivo: Descrever a importância do rastreamento precoce do câncer de próstata em homens acima de 50 anos através do exame diagnóstico de PSA e enfatizar o sucesso deste marcador tumoral. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico através de artigos científicos localizados na base de dados eletrônicos ”“ Literatura Latino-Americana en Ciencias de la Salud (LILACS), Serviço de U.S. National Library of Medicine (PubMed) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Resultados: Foram utilizados nesta pesquisa dez artigos científicos que possuíam relação com o tema em questão, além de apresentar os descritores escolhidos neste trabalho. Conclusão: Este estudo mostrou que para o rastreamento precoce do câncer de próstata em homens acima de 50 anos de idade é essencial a realização do exame de PSA. Observa-se na literatura que a realização do toque retal associado com o marcador tumoral PSA corrobora a detecção do câncer prostático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayene Pongeluppe El Barouki, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Enfermeira graduada em 2005 pela UNINOVE; pós graduada em Urgência e Emergência em 2009 pela UNINOVE; pós graduada em Docência para Ensino Técnico em Saúde em 2010 pela ENSP/FIOCRUZ; pós graduada em Saúde da Família em 2011 pela UNIFESP. Experiência em setor primário e terciário como Enfermeira Assistêncial e Gestora de Convênios atualmente.

Downloads

Publicado

27-07-2017

Como Citar

1.
El Barouki MP. Rastreamento do câncer de próstata em homens acima de 50 anos através do exame diagnóstico de PSA. Rev. G&S [Internet]. 27º de julho de 2017 [citado 19º de abril de 2024];3(2):425-37. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/114

Edição

Seção

Artigos Originais