COMPARAÇÃO ENTRE AUTOCUIDADO E HIPERTENSÃO EM MULHERES PORTADORAS DE DIABETES MELLITUS TIPO II

Autores

  • Andressa Bernardes Emídio Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-FIPMoc.
  • Ana Laura Spineli Lourenço Machado Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
  • Flávia Macêdo Quintão de Sá Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
  • Josiellen Almeida Nascimento Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
  • Bruno Belarmino de Queiroz Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
  • Ronilson Ferreira Freitas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc e Universidade Cândido Mendes - UCAM
  • Josiane Santos Brant Rocha Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo comparar o comportamento de autocuidado com a hipertensão em mulheres climatéricas portadoras de Diabetes Mellitus tipo II. Foi realizado um estudo transversal e quantitativo, composto por mulheres climatéricas portadoras de Diabetes Mellitus Tipo II, com idade entre 40 e 65 anos, residentes na área urbana de Montes Claros-MG atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde. A amostra foi composta por 168 mulheres. A pesquisa abrangeu a avaliação sociodemográfica, clínica e de autocuidado. Para caracterizar o universo amostral pesquisado foi utilizada a análise descritiva com média e desvio padrão. No que se refere ao perfil sociodemográfico, constatou-se maior número de mulheres com idade entre 60 e 65 anos (28,6%), com predominância de cor de pele branca (72% contra 28%). A maioria (42,9%) possuía menos de 5 anos de estudo e 69,6% não praticavam atividade remunerada. Em relação aos resultados obtidos, ao comparar o comportamento de autocuidado com a hipertensão, houve significância para os quesitos: em quantos dos últimos sete dias 'usou o medicamento de diabetes regularmente', 'tomou o número indicado de comprimidos de diabetes', 'examinou os pés', 'secou os espaços entre os dedos dos pés depois de lavá-los'.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Bernardes Emídio, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-FIPMoc.

Graduação em andamento em Medicina pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Ana Laura Spineli Lourenço Machado, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Graduação em andamento em Medicina pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Flávia Macêdo Quintão de Sá, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Graduação em andamento em Medicina pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Josiellen Almeida Nascimento, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Graduação em andamento em Medicina pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Bruno Belarmino de Queiroz, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Graduação em andamento em Medicina pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Ronilson Ferreira Freitas, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc e Universidade Cândido Mendes - UCAM

Bacharelando em Farmácia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-FIPMoc, especialização em andamento em Farmacologia e Toxicologia Clínica pelas FIPMoc e em Gestão de Assistência Farmacêutica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.

Josiane Santos Brant Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD (Portugal) com diploma revalidado como Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB (Brasil). Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes e das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Emídio AB, Machado ALSL, Sá FMQ de, Nascimento JA, Queiroz BB de, Freitas RF, et al. COMPARAÇÃO ENTRE AUTOCUIDADO E HIPERTENSÃO EM MULHERES PORTADORAS DE DIABETES MELLITUS TIPO II. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 16º de abril de 2024];5(4):pag. 2632-2640. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1129

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)