Limites da participação de cidadãos na política pública de saúde:

proposta de uma metodologia de avaliação

Autores

  • Andrea Oliveira Goncalves Brasilia University - UnB
  • Rodrigo de Souza Gonçalves Universidade de Brasília
  • Elionor Farah Jreige Weffort Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Palavras-chave:

Conselhos de saúde

Resumo

A gestão participativa nos conselhos locais de saúde  é uma possibilidade de se estabelecer democraticamente as regras, as normas e  acima de tudo, a possibilidade de melhorar o desempenho e a efetividade da política pública de saúde. Os conselhos de saúde no Brasil  têm atribuições deliberativas e funcionam em caráter permanente, com os mais diversos segmentos da sociedade. No entanto, esses mesmos conselhos apresentam limitações no que diz respeito à deliberação e fiscalização da política pública. Este artigo discute portanto as limitações que os conselhos de saúde apresentam, a partir da identificação de determinantes da gestão participativa. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados da pesquisa apontaram que a gestão participativa é fato estimulador de criação de espaços de mobilização, apesar das dificuldades e limitações. Estas dificuldades são entendidas como a interrupção de processos, falta de novas lideranças, não controle dos recursos, interferência da opinião técnica e apresentação de projetos que não se ajustam às demandas da população. Portanto, à medida que o modelo de gestão desses conselhos avança em direção à maior participação, o desempenho da política pública local de saúde tende a ser mais eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Oliveira Goncalves, Brasilia University - UnB

Doutora em Integração da América Latina (USP), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão de Serviços Públicos de Saúde, professora do Programa Pós Graduação em Administração, área de Administracão Pública e Políticas Públicas, da Universidade de Brasília.

Rodrigo de Souza Gonçalves, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências Contábeis (UnB), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão de Serviços Públicos de Saúde; professor do Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, da Universidade de Brasília.

Elionor Farah Jreige Weffort, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Doutora  em Controladoria e Contabilidade (USP). Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Downloads

Publicado

27-07-2017

Como Citar

1.
Goncalves AO, Gonçalves R de S, Weffort EFJ. Limites da participação de cidadãos na política pública de saúde:: proposta de uma metodologia de avaliação. Rev. G&S [Internet]. 27º de julho de 2017 [citado 29º de março de 2024];3(2):395-412. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/112

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa