CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE NO ESTADO DO MARANHÃO:

Autores

  • Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Alécia Maria da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Cururupu - MA
  • Carlos Leonardo Figueiredo Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Dayana Dourado Oliveira Costa Instituto Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Desigualdades em saúde, Municípios, Avaliação da situação de saúde, Condições de vida, Indicadores de serviços

Resumo

O estudo descreveu a situação de vida e saúde dos residentes de municípios do Estado do Maranhão nos primeiros anos do século XXI. Trata-se de um estudo ecológico com dados secundários disponíveis nos sites do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e nos Cadernos de Informações em Saúde do Ministério da Saúde. As unidades de análise selecionadas foram às cidades sede de macrorregional de saúde do Maranhão (São Luís, Imperatriz e Caxias) e que desempenham papel essencial nas redes de atenção à saúde intraestadual. Comparam-se indicadores socioeconômicos, demográficos e de saúde. Observou-se nas três cidades elevada incidência de pobreza (>50%), concentração de renda e Índices de Desenvolvimento Humano em nível médio. Verificou-se padrão desigual de locação de serviços públicos de saúde.  São Luís teve a maior proporção de serviços privados de saúde, o maior o número de leitos/1000 habitantes e o dobro do número de médicos presentes nas outras cidades. O número de enfermeiros nas três cidades foi muito abaixo dos parâmetros recomendados (2,0/1000 hab.). Os resultados indicam grande desigualdade socioeconômica e em saúde. Apontam precárias condições gerais de vida e insuficiente oferta de serviços e de profissionais de saúde no Maranhão.

 

Descritores: Desigualdades em saúde. Municípios. Avaliação da situação de saúde. Condições de vida, Indicadores de serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Alves de Oliveira BLC, da Silva AM, Cunha CLF, Oliveira Costa DD. CONDIÇÕES DE VIDA E SAÚDE NO ESTADO DO MARANHÃO:. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 24º de abril de 2024];5(4):pag. 2576-2588. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1111

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)