Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:

contribuições da Terapia Comunitária

Autores

  • Cintia Poleto Buzeli Universidade Federal de Mato Grosso
  • Aldenan Lima Ribeiro Correa da Costa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rosa Lúcia Rocha Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Políticas de Saúde

Resumo

Com este relato de experiência de uma mestranda e duas docentes do curso de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, buscou-se refletir sobre a Terapia Comunitária (TC) como uma prática de cuidado coletivo oferecida a estudantes universitários. Nosso objetivo é relatar a experiência da realização de rodas de TC em ambiente acadêmico, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para a estruturação e implementação desta prática de cuidado ao estudante universitário em outras universidades. Utilizou-se para coleta de dados a observação direta das rodas de TC, as vivências profissionais como enfermeiras e terapeutas comunitárias, e a apreciação de documentos como o formulário de registro dos encontros de TC preenchidos pelo Terapeuta e Co-terapeuta após cada rodade TC. A experiência relatada tem demonstrado a efetividade da TC para a promoção da saúde desse grupo, evidenciando sua importância como uma prática para o fortalecimento e criação de vínculos entre a comunidade acadêmica, pela constituição de redes solidárias entre os estudantes, por ser um espaço de fala e de escuta de seus sofrimentos, de valorização de sua vida e de suas potencialidades, de promoção da auto-estima e de estímulo ao desenvolvimento de uma consciência democrática e cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Poleto Buzeli, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira e Terapeuta Comunitária em Formação. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania. Bolsista Fapemat.

Aldenan Lima Ribeiro Correa da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira e Terapeuta Comunitária em Formação. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania Coordenadora do projeto de extensão em interface com a pesquisa: “Formação de terapeutas comunitários, assistência à saúde estudantil e pesquisa-ação”.

Rosa Lúcia Rocha Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira e Terapeuta Comunitária. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto. Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania. Coordenadora doPrograma de Educação Tutorial/PET Conexões de Saberes "Universidade, Saúde e Cidadania - UFMT"

Downloads

Publicado

27-07-2017

Como Citar

1.
Buzeli CP, Costa ALRC da, Ribeiro RLR. Promoção da Saúde de Estudantes Universitários:: contribuições da Terapia Comunitária. Rev. G&S [Internet]. 27º de julho de 2017 [citado 19º de abril de 2024];3(1):332-4. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/106

Edição

Seção

Relatos de Experiências