IDENTIFICAÇÃO DE REGIÕES SIMILARES EM RELAÇÃO AO TEMPO DE RESPOSTA DE CHAMADOS DO SAMU/BAURU

Autores

  • Leonardo Yoshito Maruyama UNESP Bauru
  • Regiane Máximo de Souza Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.18673/gs.v9i2.24242

Palavras-chave:

Artigos de Pesquisa

Resumo

Os sistemas de atendimento médico emergencial devem seguir alguns protocolos de atendimento, onde o seu tempo de resposta deve ser o menor possível, devido aos diversos tipos de estado de gravidade dos usuários, a eficiência no atendimento significa evitar o agravamento do estado e aumentar a probabilidade de sobrevivência dos usuários. Neste trabalho o objetivo geral é verificar se há diferenças no tempo de resposta em cada classe dos usuários em relação à localização dos chamados. O método utilizado foi uma análise quantitativa realizada com uma base de dados secundária obtida em (GHUSSN et. al., 2014), foi realizada a técnica de análise de agrupamento e análise fatorial dos tempos médios dos procedimentos do SAMU. A identificação e agrupamento de tais regiões servem para o direcionamento da atenção dos gestores do serviço, podendo tomar ações que diminuam a disparidade no tempo de resposta. Houve formação de grupos com tempo de atendimento mais longo para duas regiões, o que evidencia a necessidade de maior atenção pública para esse grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Yoshito Maruyama, UNESP Bauru

Mestrando em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP (a partir de 2014), Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP (2013), e graduação em Tecnologia em Informática para a Gestão de Negócios pela Faculdade de Tecnologia da Zona Leste em São Paulo - FATEC-ZL (2006). Tem experiência profissional na área de Tecnologia de Informação (TI) atuando como especialista, implantando e desenvolvendo projetos sobre os conceitos de sistemas Enterprise Resource Planning (ERP), e Business Intelligence (BI).

Regiane Máximo de Souza, Universidade Estadual Paulista

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2010), mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2002) e graduação em Licenciatura em Matemática (1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Engenharia de Produção e ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UNESP-Bauru, onde leciona e pesquisa sobre os temas relacionados a Estatística e Pesquisa Operacional. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Processos Estocásticos e Teoria das Filas, atuando principalmente nos seguintes temas: ambulance deployment, hipercubo, simulação, emergency systems e hypercube model.

Referências

Bastos, L. Curso de Análise de Dados Usando Modelos de Regressão Multinível (ENSP.82.128.1). Programa de Computação Científica. Fundação Oswaldo Cruz. [citado em 08 jul. 2015]. Disponível em: http://www.procc.fiocruz.br/Members/lsbastos/ multilevel.

Caiaffai, WT. Regressão logística ordinal em estudos epidemiológicos. Rev. Saúde Pública. 2009; 43(1):183-194.

Ghussn, LS; Souza, RM. Caracterização da Demanda do SAMU-Bauru/SP. In: XXI Simpósio de Engenharia de Produção, 2014, Bauru-SP. Anais XXI SIMPEP; 2014.

Gimeno, SGA; Souza, JMP. Utilização de estratificação e modelo de regressão logística na análise de dados de estudos caso-controle. Rev. Saúde Pública. 1995; 29(4):283-289.

Gonçalves, AA. Gestão da capacidade de atendimento em hospitais de câncer [tese]. Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2004.

Hair, JF; Black, WC; Babin, BJ; Anderson, RE; Tatham, RL. Análise multivariada de dados. 6ª edição. Porto Alegre: Bookman; 2009.

Lopes, SLB; Fernandes, RJ. Uma breve revisão do atendimento médico pré-hospitalar. Medicina Ribeirão Preto. 1999; 32:381-87.

Macedo, CRB. Qualidade nos serviços de urgência: alguns indicadores. Seminário de Política Nacional Integral as Urgências. Out 2003 [citado em 31 mai 2015]. Disponível em: http://www.samu.uff.br/comitegestor/qualidadeservicosurgencia.pdf.

Maruyama, LY; Souza, RM. Identificação de Regiões Similares em Relação ao Tempo de Resposta de Chamados do SAMU/Bauru: Uma Abordagem Multivariada de Dados. In: XXII Simpósio de Engenharia de Produção, 2015, Bauru-SP. Anais XXII SIMPEP; 2015.

Montgomery, DC; Runger, GC. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. 5ª edição. Rio de Janeiro: LTC; 2012.

Revista Emergência. 22 abr. 2010 [citado em 25 nov. 2014]. Disponível em: http://www.revistaemergencia.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=AJy4Jy.

SAMU-França. System of Emergency Medical Assistance in France. [citado em 08 jul. 2015]. Disponível em: http://www.samu-de-france.fr/en/System_of_Emergency_in_ France_MG_0607.

Souza RM. Análise da configuração de SAMU utilizando modelo hipercubo com prioridade na fila e múltiplas alternativas de localização de ambulâncias [tese]. Universidade Federal de São Carlos; 2010.

Takeda, RA; Widmer, JA; Morabito, R. Uma proposta alternativa para avaliação do desempenho de sistemas de transporte emergencial de saúde brasileiros. Transportes. 2001; 9(2):9-27.

Downloads

Publicado

31-05-2018

Como Citar

1.
Maruyama LY, de Souza RM. IDENTIFICAÇÃO DE REGIÕES SIMILARES EM RELAÇÃO AO TEMPO DE RESPOSTA DE CHAMADOS DO SAMU/BAURU. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2018 [citado 24º de abril de 2024];9(2):180-91. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/10445

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa