A Política Saúde do Homem e sua operacionalização na Atenção Primária à Saúde

Autores

  • Sebastiao Junior Henrique Duarte Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Enfermagem
  • Juliano Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rolf Ribeiro de Souza Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição da UFF

Palavras-chave:

Saúde pública

Resumo

Este estudo visa refletir sobre a operacionalização da Política Saúde do Homem no cotidiano do trabalho na atenção primária à saúde, especificamente na Estratégia Saúde da Família, e discorre sobre as barreiras apontadas pelo Ministério da Saúde como limitantes da participação dos homens na atenção primária, que são a organização dos serviços e a socialização masculina. O distanciamento dos homens dos serviços da atenção primária à saúde é um dos desafios enfrentado por equipes da Estratégia Saúde da Família ao atuarem na prevenção e promoção da saúde do homem. É necessário adotar medidas que sensibilizem esse segmento populacional para reversão da atenção secundária e terciária como porta de entrada no Sistema Único de Saúde. Aponta-se o envolvimento da população masculina no planejamento da oferta da atenção à saúde como meio para adesão do homem às ações de Promoção da Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastiao Junior Henrique Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem Geral pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000) , Especialização em Saúde da Família (2002) e Educação profissional na área da saúde: Enfermagem (2003) pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ/ENSP), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e Doutorado em Ciências da Saúde com ênfase em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP - 2010). É docente da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, atenção básica à saúde, saúde coletiva, saúde da família, saúde da mulher, agentes comunitários de saúde e doenças crônicas.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

1.
Duarte SJH, Oliveira JR de, Souza RR de. A Política Saúde do Homem e sua operacionalização na Atenção Primária à Saúde. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 25º de abril de 2024];3(1):308-17. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/102

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)