SENTIMENTOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Autores

  • Larissa Mayre Monteiro dos Santos Escola de Enfermagem Wenceslau Braz
  • Ivandira Anselmo Ribeiro Simões
  • Rogério Silva Lima

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer os sentimentos dos acadêmicos de enfermagem frente a uma situação de parada PCR. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, a amostra foi constituída de 15 Acadêmicos de Enfermagem do 7° e 8° período do curso de graduação em Enfermagem, que já apresentassem vivência de pelo menos uma situação de PCR. O método utilizado para análise dos dados foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), sob referencial teórico da Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici. Para coleta de dados utilizou-se de um roteiro de entrevista semi-estruturado contendo uma questão. Foram encontradas as seguintes as Ideias Centrais (IC): “Impotência”; “Medo”; “Desespero”; “Ótima sensação”; “Ansiedade”; “Querer ajudar”; “Tristeza”; “Insegurança”. Os resultados permitiram chegar à conclusão que os acadêmicos de enfermagem ao se depararem com a situação PCR não possuem em sua maioria sentimentos positivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Mayre Monteiro dos Santos, Escola de Enfermagem Wenceslau Braz

Discente do 6° período do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, EEWB. Itajubá, Minas Gerais.

Ivandira Anselmo Ribeiro Simões

Orientadora: Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucaí. Docente da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, EEWB. Itajubá, Minas Gerais.

Rogério Silva Lima

Co orientador: Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas. Docente da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, EEWB, Itajubá, Minas Gerais.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Santos LMM dos, Simões IAR, Lima RS. SENTIMENTOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 23º de abril de 2024];5(4):pag. 2486-2497. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1017

Edição

Seção

Artigos Originais