O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As chamadas e prazos para recebimento de submissões são publicados semestralmente. Submissões podem ser encaminhadas até a chamada para a próxima edição. Submissões efetuadas após o prazo publicado serão encaminhadas para a edição seguinte.
  • Todas as submissões devem ser efetuadas exclusivamente através deste site, no menu "SOBRE" / "SUBMISSÕES ONLINE".
  • Somente serão considerados para publicação trabalhos inéditos, que não tenham sido simultaneamente submetidos a outras revistas especializadas, que estejam de acordo com as normas de publicação da revista e com a legislação em vigor, e que tenham sido aprovados por parecer da Comissão Editorial e do Conselho Editorial ou de um Consultor externo ad hoc.
  • A Negativo publica apenas trabalhos inéditos em forma de artigos, resenhas, traduções e críticas.

 

 

Normas específicas para artigos

1.    Os artigos devem ter no mínimo 10 e no máximo 25 páginas.

2.    Os artigos devem contar com um resumo de no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, escrito em português e em inglês, além de uma relação de quatro ou cinco palavras-chave em português e em inglês.

3.    O texto do artigo deverá ser precedido pelo título em português e em inglês. Após o título, deverá constar o nome do autor e, em alínea ao pé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como o endereço eletrônico para contato.

 

Normas específicas para traduções

4.    As traduções devem ter no máximo 25 páginas.

5.    O tradutor deve apresentar um resumo da tradução contendo entre 100 e 250 palavras, juntamente com quatro ou cinco palavras-chave em português.

6.    Após o título do texto traduzido e do nome do autor original, deverá constar o nome do tradutor e, em alínea ao pé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como o endereço eletrônico para contato.

7.    São aceitas apenas traduções para a língua portuguesa, acompanhadas do original, de textos que se enquadrem na área de foco da Revista.

8.    Podem ser publicados, na íntegra ou em partes, traduções de textos que já estejam no domínio público (conforme legislação vigente) ou que ainda possuam direitos autorais, desde que seja apresentada, por escrito, AUTORIZAÇÃO do detentor dos DIREITOS AUTORAIS. A obtenção da autorização é de exclusiva responsabilidade do tradutor e deverá ser enviada juntamente com a tradução.

 

Normas específicas para resenhas

9.    As resenhas devem ter entre 3 e 5 páginas.

10.  As resenhas devem conter as referências completas sobre o texto resenhado. Após as referências do texto resenhado, deverá constar o nome do resenhista e, em alínea ao pé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como o endereço eletrônico para contato.

11. São aceitas apenas resenhas de livros, capítulos de livros, artigos ou traduções.

 

Normas específicas para críticas

 12.    As críticas devem ter entre 3 e 10 páginas.

13.  As críticas devem conter as referências completas sobre o seu objeto. Após as referências à obra analisada, deverá constar o nome do autor da crítica e, em alínea ao pé da página, breve referência acadêmica ou profissional (titulação, curso em andamento, instituição, e eventualmente bolsa/órgão financiador), bem como o endereço eletrônico para contato.

14. São aceitas críticas de filmes, espetáculos, mostras, exposições e textos literários.

 

Normas gerais para apresentação dos textos

1.     O autor deverá encaminhar a contribuição (artigo, tradução, resenha ou crítica) em arquivo no formato "DOC" ou "RTF" (não enviar em formato "DOCX").

2.    Os textos devem ser digitados utilizando as seguintes configurações:

a.       Página formato A4;

b.      Margens "superior e esquerda" de 3 cm e "inferior e direita" de 2 cm;

c.       Fonte Times New Roman;

d.      Tamanho 12  (para corpo do texto), 11 (para citação destacada) e 10 (para nota de rodapé);

e.      Espaçamento entre linhas 1,5 (para corpo do texto) e simples (para citação e nota);

f.        Recuo de parágrafo de 1,5 cm (na primeira linha do corpo do texto e da nota) e 3,5 cm (para citação recuada);

g.       Alinhamento do texto deve ser "justificado";

h.      Título deve estar em caixa alta, negrito e centralizado;

i.         Títulos das subseções (caso houver) devem estar em caixa baixa, negrito, recuados à esquerda, ser separados do corpo do texto por dois espaços entre linhas de 1,5 cm, e não devem ser numerados.

3.    Os textos devem empregar itálico ao invés de sublinhado (exceto em endereços URL), especialmente para destacar palavras estrangeiras ao idioma do texto.

4.    Caso a contribuição requeira fontes especiais (p. ex.: grego, hebraico, árabe, etc.), estas deverão ser providenciadas pelo colaborador e enviadas em anexo (em arquivo de fonte) aos cuidados do editor encarregado.

5.    As notas explicativas devem aparecer ao pé da página e ser ordenadas numericamente. A chamada das notas de rodapé deve ser colocada no corpo do texto, antes do sinal de pontuação.

6.    As citações e referências devem obedecer às normas da ABNT (NBR 10520):

a.       As citações diretas com até 3 linhas devem estar no corpo do texto "entre aspas", e as com mais de 3 linhas devem se destacar do corpo do texto, "sem aspas";

b.      As referências de citações diretas devem ser colocadas no corpo do texto no formato (SOBRENOME DO AUTOR, Ano, p.);

c.       As citações indiretas devem estar no corpo do texto, independentemente do tamanho, "sem aspas", e as suas referências devem ser colocadas no corpo do texto no formato Nome do Autor (Ano);

d.      Para mais detalhes, consultar a norma NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

7.    As referências bibliográficas devem obedecer às normas da ABNT (NBR 6023), aparecer no final do artigo e ser ordenadas alfabeticamente em ordem ascendente:

a.       Livro (monografia no todo): SOBRENOME DO AUTOR, demais nomes abreviados, com ponto. Título da obra em itálico: subtítulo. Nome do tradutor (se houver). Edição. Local da edição: Editora, ano da publicação.

b.      Artigo ou capítulo de livro (coletânea): SOBRENOME DO AUTOR, demais nomes abreviados, com ponto. "Título do artigo ou capítulo entre aspas", com ponto. Nome do tradutor (se houver). In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR OU EDITOR, Nome (abreviado). (Org. ou Ed.) Título da obra em itálico: subtítulo. Edição. Local da edição: Editora, ano da publicação, páginas que o artigo ocupa na obra;

c.       Artigos em periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, demais nomes abreviados, com ponto. "Título do artigo entre aspas". Nome do tradutor (se houver). Título do periódico em itálico, local de publicação (quando houver), ano do periódico (quando houver), volume e número do periódico, páginas que o artigo ocupa no periódico, data ou período da publicação.

d.      Artigo ou resenha em periódicos eletrônicos (documentos eletrônicos): SOBRENOME DO AUTOR, demais nomes abreviados, com ponto. "Título do artigo entre aspas". Nome do tradutor (se houver). Título do periódico em itálico, volume e número do periódico, data da publicação, páginas que o artigo ocupa no periódico (se houver). Disponível em [endereço eletrônico]: acessado em [Data de acesso].

e.      Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos: SOBRENOME DO AUTOR, demais nomes abreviados, com ponto. Título em itálico: subtítulo. Local. Número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos (Dissertação de mestrado ou Tese de doutorado em [...]). Instituição em que foi apresentada, Ano.

f.        Congressos e outros eventos: NOME DO EVENTO, numeração (se houver), ano de realização, local de realização. Título do documento (anais, atas, tópico temático etc.). Local da publicação: Editora, data da publicação.

g.       Havendo mais de uma referência por autor, estas devem seguir ordem crescente de publicação (primeiro a mais antiga e, em seguida, as mais recentes). No caso de mais de uma obra por ano, estas devem ser diferenciadas por letras.

h.      Para mais detalhes, consultar a norma NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

8.    A publicação de originais implicará, automaticamente, a cessão dos direitos autorais à Negativo. Contudo, os artigos publicados na revista poderão ser republicados, mediante um parecer favorável da Comissão Editorial.