Ritmos/Pés Métricos em Performance

Notas sobre a Dramaturgia Grega Antiga a partir de exemplos em Ésquilo

Autores

  • Marcus Mota Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v18i1.22957

Palavras-chave:

Ritmo, Performance, Tragédia Grega, Ésquilo, Métrica

Resumo

Neste artigo, contextos e transcrições de ritmos presentes nos textos remanescentes da dramaturgia grega antiga são estudados a partir de contínuas referências a obras de Ésquilo. A correlação entre texto, ritmo e performance é explicitada por meio de bibliografia atualizada que conjuga Filologia e Estudos Teatrais. Com isso, objetiva-se subsidiar futuros empreendimentos intelectuais e estéticos que levem em consideração as múltiplas implicações de textualidades cenicamente orientadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDREATTA, L. Il verso docmiaco. Fonti e interpretazioni. Tese de Doutorado. Accademia Nazionale dei Lincei, Roma, 2014.

BACHVAROVA, M; DUTSCH, D. ”•Mourning a city ̳empty of men‘: stereotypes of Anatolian communal lament in Aeschylus‘Persians”– In: ______; ______; SUTTER, A. (Eds.) The Fall of Cities in the Mediterranean. Cambridge University Press, 2016, p. 79-105.

BAECHLE, N. Metrical Constraint and the Interpretation of Style in the Tragic Trimeter. Boston: Lexington Books,2007.

BARRIS, J. Metre and Rhythm in Greek Verse. Viena: Austrian Academy of Sciences/OAW, 2001.

BORDIGONI, C. Per un’analisi della versificazione eschilea. Automatismi compositivi e rielaborazione formale. Las Palmas: Editore Hakkert, 2015.

BROWN, P; OGRAJENSEK, S. (Orgs.) Ancient Drama in Music for the Modern Stage.Oxford University Press, 2010.

BROWN, S.G. ”•A Contextual Analysis of Tragic Meter: The Anapest”–. In: ARMS, J; EADIE, J. (Eds.) Ancient and Modern: Essays in Honor of G.F.Else. Ann Arbor: 1977, p.45-77.

BRUNET, P. ”•L'acteur qui marche: une passerelle entre la tragédie grecque et le nô”–, In: QUILLET, F. (Org.)Identités métisses. Paris: L'Harmattan, 2011, p. 149-53.

BRUNET, P. La philologie à l'épreuve de la scène: métrique et chorégraphie du grec ancien. VIS. Revista PPG-Arte UnB13.2(2014): 36-46.

CAVARZERE, A; ALONI, A; BARCHIESI, A. (Orgs.) Iambic Ideas: Essays on a Poetic Tradition from Archaic Greece to the Late Roman Empire. Boston:Rowman&Littlefield Publishers, 2001.

CENTANNI, M. Il ritmo incongruo: metro e testo nella sezione lirica della parodos dei Persiani di Eschilo, Lexis 30(2012): 105-112.

CHIASSON, C. Lecythia and the Justice of Zeus in Aeschylus "Oresteia" Phoenix42(1988):1-21.

COLE, T. Epiploke: Rhythmical Continuity and Poetic Structure in Greek Lyric. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

COLLARD, C. On Stichomythia. Liverpool Classical Monthly5.4 (1980):77”“85.

CONOMIS, N.C. Dochmiacs of Greek Drama. Hermes92(1964): 23-50.

DALE, A.M. The Lyric Metres of Greek Drama. Cambridge: Cambridge University Press, 1968.

DALE, A.M. Collected Papers. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.

DELAVAUD-ROUX, M. Quel dialogisme entre musique, art dramatique et danse dans le théâtre grec antique ?Clássica: Revista Brasileira de Estudos Clássicos25(2012):125-132.

DEWEY, T; FROG (Orgs). Multidisciplinary Approaches to Metrics. Peter Lang, 2008.

FABB, N; HALLE, M. Meter in Poetry. A New Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

GARCÃA NOVO, E. ”•The Stichic Anapaest Tetrameter of Comedy and the Anapaestic Systems of Drama: A Redefinition of the Rhythm”–. In: CRISCUOLO, U; LAMAGNA. M (Orgs.) Synodia. Studi in onore di Antonio Garzya. Napoles: D'Auria. 1997, p. 325-340.

GARCÃA NOVO,E. ”•El ritmo jonio en la párodo de los Persas de Esquilo”–In: GARZYA, A. (Org.) Idee e forme nel teatro greco. Nápoles: D‘Auria, 2000, p.325-340.

GENTILI, B; LOMIENTO, L. Metrica e ritmica. Storia dele forme poetiche nella Grecia Antica.Milano: Mondadori Università , 2003.

HALL, E. ”•The Politics of Metrical Variety in the Classical Athenian Theater”–In: YATROMANOLOKIS, D. (Org.) Music and Cultural Politics in Greek and Chinese Societies.Cambridge: Cambridge University Press, 2011,1-28.

HARRISON,T. The Emptiness of Asia. Aeschylus’Persians and the History of the Fifth Century.Londres: Duckworth, 2001.

HERINGTON, J. Poetry into Drama: Early Tragedy and the Greek Poetic Tradition.Berkeley: University of California Press,1985.

HOGAN, R. The Dramatic Function of Antilabe in Greek Tragedy. Dissertação de Mestrado, Trinity College of Dublin, 1997.

HOLTSMARK, E.B. Ring Composition and The Persae of Aeschylus. Symbolae Osloenses45.1(1970):5-23.

IRELAND, S. Stichomythia in Aeschylus. Hermes 102(1974):509-524.

IRIGOIN, J. ”•Construction métriqueet jeux de sonorités dans la parodos des Perses”– In: CHIRON-BISTAGNE, P; MOREAU, A; TURPIN, J-P. (Orgs) Les Perses d’Eschyle. Cahiers du GITA, 7, 1992-1993, p.3-14.

IRIGOIN, J. La composition architecturale des Perses d‘Eschyle. Lexis22 (2004):29-36.

LEAKE, J. 3+3+2: The World's Most Famous Rhythm Structure. Percussive Notes, 2009, June, 12-14.

LEEDY, D. Singing Ancient Greek: A Guide to Musical Reconstruction and Performance. eScholarship University California, 2011. Disponível em:<https://escholarship.org/uc/item/1rj4j3n1>. Acesso em: 28 ago 2018.

LOMIENTO, L. Considerazioni sul valore della cesura nei versi kata stichon e nei versi lirici della poesia greca arcaica e classica. Quaderni Urbinati di Cultura Classica 67.1(2001): 21-35.

LOURENÇO,F. Para uma Terminologia portuguesa da métrica grega. Boletim de Estudos Clássicos55(2011): 17-27.

MARTINELLI, M. Gli Strumenti del Poeta. Elementi di Metrica greca.Bologna: Cappelli Editore, 1995.

MICHELINI, A. N. Tradition and Dramatic Form in the Persians of Aeschylus. Leiden: Brill, 1982.

MOTA, M. A Dramaturgia Musical de Ésquilo. Investigações sobre a Composição, Realização, e Recepção de Ficções Audiovisuais. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.

MOTA, M. ”•From Text to Performance:Ancient Greek Drama and Brazilian Carnival”– In: Languages and Cultures in Contact and Contrast: Historical and Contemporary Perspectives. Atenas: ATINER, 2011, p.239-244.

MOTA,M. Metro e representação: geração de arquivos sonoros e midi a partir de textos da tragédia grega. Brasília: Anais do SIMCAM7, 2011a, p.254-266.

MOTA, M. Ouvir e dançar ritmos: experimentos com metros da Tragédia Grega. Classica 25.1-2 (2012):133-148.

MOTA, M. Ensaios Sobre Performace, Filosofia, Música e Dança a Partir da Antiguidade. Annablume, 2013.

MOTA, M. Palavra, Cena e Mediação Tecnológica: Edição Online de Obras Dramáticas Clássicas. Revista da Anpoll35(2013a): 143-162.

MOTA, M. Tradução de Sete Contra Tebas, de Ésquilo. Revista Archai10(2013b):145-168.

MOTA, M. ”•Teatro Grego: Novas Perspectivas”– In: CORNELLI,G; COSTA, G. (Orgs.) Estudos Clássicos. Cinema, Literatura,Teatro e Arte. Annablume, 2014, 85-106.

MOTA, M. ”•Dramaturgia ateniense: Espaço, som, organização textual”–. Dramaturgia em Foco1(2017a):78-95. Disponível em:<http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/1025> . Acesso em: 11 agosto 2018.

MOTA, M. Dramaturgia. Conceitos. Exercícios. Análises. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017b.

MOTA, M. Metafísica, Escrita e Música. Ensaios sobre os Fragmentos deHeráclito. Lisboa: Movimento Lusófono Internacional, 2018.

MOTA, M. Cenologias. Estudos sobre Teoria e História do Teatro, Música, e Cinema. Lisboa: Movimento Lusófono Internacional, 2018a.

MULLEN, W. Choreia. Pindar and Dance. Princeton: Princeton University Press, 1982.

MUÑOZ, A. Métrique et tropos dans deus tragédies d‘Eschyle: Les Sept contre Thèbes et Les Perses . Revista Clássica25.1 (2012):176-148.

PACE, G. Aesch.Pers. 1-64: Colometria antica e edizioni moderne a confronto. Quaderni Urbinati di Cultura Classica90.3(2008):167-186.

PACE, G. La colometria della sezione lirica della parodo dei ‘Persiani’ Bollettino dei classici31(2010):35-51.

PADUANO, G.Sui Persiani di Eschilo. Problemi di focalizzaione drammatica. Edizlioni dell‘ateneo, 1978.

POWERS, M. Athenian Tragedy in Performance: A Guide to Contemporary Studies and Historical Debates. Iowa: University of Iowa Press, 2014.

PRETAGOSTINI, R. Il docmio nella lirica corale. Quaderni Urbinati di Cultura Classica2(1979):101-117.

RAALTE, M. Rhythm and Metre: Towards a Systematic Description of Greek Stichic Verse. Groningen:Van Gorcum, 1986.

RAMSEY, R. Aeschylus as oral performance: rhythm, structure, and meaning in the Persians. Tese de doutorado, University of Newcastle, 2016.

SACHS, C. Rhythm and Tempo. New York: W.W. Norton, 1953.

SCHEIN, S. The Iambic Trimeter in Aeschylus and Sophocles: A Study in Metrical Form.Leiden: E.J. Brill, 1979.

SCHUREN,L. Shared Storytelling in Euripidean Stichomythia. Leiden: E.J. Brill, 2014.

SCOTT, W.S. Musical Design in Aeschylean Theater.Lebanon: University Press of New England, 1984.

SEIDLER, A. De Versibus Dochmiacis Tragicorum Graecorum. Gerhard Fleischeri, 1811.

SHARON, A.W. Drama as Opera: The Musical Theater of Classical Athens. Tese de doutorado, Boston University, 1994.

SICKING, C.M. Griechische Verslehre. Munique: C.H. Beck:1993.

SOMMERSTEIN, A.(Ed. e Trad.). Aeschylus I. Persians, Seven Against Thebes, Suppliants, Prometheus Bound.Harvard University Press, 2008.

STEINRÜCK, M. À quoi sert la métrique?:interprétation littéraire et analyse des formes métriques grecques : une introduction. Grenoble:Editions Jérôme Millon, 2007.

STEPIÉN,P. Towards the Strophic Grammar of Greek Tragedy. Poznan: Poznan Society for the Advancement of the Arts and Sciences, 2010.

TOUSSAINT, G. The Geometry of Musical Rhythm. Boca Raton: CRC Press, 2013.

TUCK, A. Singing the Rug: Patterned Textiles and the Origins of Indo-European Metrical Poetry. American Journal of Archaeology110.4 (2006): 539”“50.

Van GRONINGEN, B. La composition litteraire archaique grecque. Amsterdã: N.V Noord-Holllandsche Uitgevers Maatschappij, 1958.

WEIL, H. De la composition symétrique du dialogue dan les tragédies d’Eschyle. Paris: Dupont, 1860.

WEST,M. Greek Metre. Oxford: Oxford University Press, 1982.

WOODARD,R. ”• Greek Dialects”– In: R. Woodard (Org.). The Ancient Languages of Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p.50-65.

XANTOULIS, N. ”•Musicare i drammi antichi: il racconto di un‘esperienza”– in: S. Amendola & P. Volpe(Orgs.) Il mare i il mito. Positano Myth. Atti dell’incontro di studi L Galli, 5,6 settembre 2009. Nápoles: M.D‘Auria Editore, 2010.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

Mota, M. (2019). Ritmos/Pés Métricos em Performance: Notas sobre a Dramaturgia Grega Antiga a partir de exemplos em Ésquilo. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 18(1), 21–49. https://doi.org/10.26512/vis.v18i1.22957

Edição

Seção

O Fenômeno Rítmico nas Artes