DeBanda e a máquina contemporânea

Autores

  • César Lignelli Universidade de Brasília
  • João Lucas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20645

Palavras-chave:

Colaboração. Performance. Máquina. Tecnologia. Técnica.

Resumo

Os autores versam acerca do experimento estético colaborativo DeBanda com foco em suas interfaces técnicas e tecnológicas. Para tal, são expostos e problematizados fluxos e embates entre instâncias maquínicas e orgânicas do processo. A experiência teve seu início em 2015 no âmbito do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq) e envolve a participação de quatro professores do CEN-UnB e dois discentes do PPG-Arte-UnB. Até o momento, esteve em Singapura e circulou por seis países da América do Sul, que resultaram em material para um catálogo bilíngue, 65 pinturas e desenhos e um documentário longa metragem que se encontra em finalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Lignelli, Universidade de Brasília

Professor de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programa de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e do Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq desde 2003).

João Lucas, Universidade de Brasília

Graduou-se com alta classificação no curso superior de piano do Conservatório Nacional de Lisboa. Colaborou com alguns dos mais importantes criadores do teatro e da dança contemporânea em Portugal, tendo participado como compositor em mais de setenta peças, muitas delas premiadas nacional e internacionalmente. Radicado em Brasília desde 2010, é mestre em Artes pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa de Processos Composicionais para a Cena.

Referências

AGAMBEM, Giorgio. O que e o contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

CALVINO, Italo. As Cosmicómicas. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Schwarcz, 1992.

DELEUZE, Gilles, & GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. Trad. Peter Pal Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles, & GUATTARI, Felix. Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol.1. Trad. Aurélio Costa Neto e Celia Pinto Costa. S. Paulo: Editora 34, 2000.

LÉVINAS, Emmanuel. (2004). Entre nós. Trad. Pergentino Stefano Pivatto (coord.), lvaldo Antonio Kuiava, Jose Nedel, Luiz Pedro Wagner, Marcelo Luiz Pelizolli. Petrópolis: Vozes, 2004.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Lignelli, C., & Lucas, J. (2018). DeBanda e a máquina contemporânea. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(2), 152–172. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20645

Edição

Seção

Imagem e(m) Cena