Notícias

Tema Livre: avaliamos textos submetidos de mestres e de doutores em fluxo contínuo.

Chamada para dossiê

 

Chamada para envio de artigos para a REVISTA VIS (Vol. 17, n.3/2018) - O Fenômeno Rítmico nas Artes

O ritmo é um fenómeno complexo que perpassa diversas áreas do conhecimento, poéticas artísticas e linguagens estéticas, caminhando desde a pontualidade do estudo dos motivos rítmicos musicais, seguindo pelos meandros da narratividade literária, as concepções de movimento e tempo na pintura, escultura, teatro, cinema e dança até atingir as grandes formas da arquitetura. Ao lado dessa concretização do elemento
rítmico manipulado pelas artes, as áreas da filosofia, psicologia e história também têm se dedicado ao estudo das formas e processos pelos quais compreendemos a manifestação do tempo tanto em obras como no âmbito do pensamento.

Tendo, assim, o ritmo como elemento transversal e unificador de diversas formas de expressão artística e científica, convidamos pesquisadores e pensadores a submeterem artigos ao Volume 17, n.3/2018 da Revista do VIS, que tem como objetivo evidenciar a produção de conhecimento sobre o fenômeno rítmico nas artes e nas ciências.

Os autores devem estar cadastrados no sistema. O envio dos textos deverá ser efetivado pelo site da Revista VIS. Serão aceitos textos em português, espanhol e inglês. As
diretrizes para submissão e formatação dos textos podem ser encontradas no link:
http://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/about/submissions#onlineSubmissions


Prazo máximo para envio de artigos: 31 de julho de 2018

Llamada de trabajos para la REVISTA VIS - El fenómeno rítmico en las artes

El ritmo es un fenómeno complejo que abarca varias áreas del conocimiento, la poética artística y los lenguajes estéticos. El ritmo camina desde la puntualidad del estudio de los motivos musicales, seguido por los caminos de la narratividad literaria, las concepciones del movimiento y el tiempo en la pintura, la escultura, el teatro, el cine y la danza hasta llegar a las grandes proporciones de la arquitectura. Junto a esta materialización del elemento rítmico, así manipulado por las artes, las áreas de filosofía, psicología e historia también se han dedicado al estudio de las formas y procesos mediante los cuales comprendemos la manifestación del tiempo, ya sea en obras de arte o en el campo del pensamiento teórico

Entonces, teniendo el ritmo como un elemento transversal y unificador de diversas formas de expresión artística y científica, invitamos a investigadores y pensadores a enviar artículos al Volumen 17, n.3/2018 de REVISTA VIS, cuyo objetivo es evidenciar la producción de conocimiento sobre el fenómeno rítmico en las artes y en las ciencias. Las propuestas de artículos completos para este volumen deben enviarse a través del sistema de envío en línea de REVISTA VIS. Los autores deben estar registrados en el sistema. Se aceptarán textos en portugués, español e inglés. Las reglas para enviar y formatear los textos se pueden encontrar en el siguiente enlace:
http://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/about/submissions#onlineSubmissions

Fecha tope: 31 de julio de 2018


REVISTA VIS call for papers - The Rhythmic Phenomenon in the Arts

Rhythm is a complex phenomenon crosscutting several areas of knowledge, artistic poetics, and aesthetic languages. Rhythm ranges from the punctuality of the study of musical motifs, followed by paths of literary narrativity, conceptions of movement and time in painting, sculpture, theater, cinema and dance until reaches the great forms of architecture. Alongside this materialization of the rhythmic element so manipulated by
the arts, the areas of philosophy, psychology and history have also been dedicated to the study of the forms and processes by which we understand the manifestation of time, whether in pieces of art or in the realm of theoretical thought.

So having the rhythm as a transversal and unifying element of diverse forms of artistic and scientific expression, we invite researchers and thinkers to submit articles to the Volume 17, n.3/2018 of REVISTA VIS, whose objective is to evidence the production of knowledge about the rhythmic phenomenon in the arts and in the sciences.

Complete article proposals for this volume should be submitted through REVISTA VIS online submission system (link below). The authors must be registered in the system. Texts will be accepted in Portuguese, Spanish and English. The guidelines for submitting and formatting the texts can be found in the following link:http://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/about/submissions#onlineSubmissions

Dead line: July 31 st 2018.

 

Editor: Antenor Ferreira (antenorferreira@yahoo.com.br)

 
Publicado: 2018-05-03
 

Chamada para dossiê

 

Chama da para dossiê: Imagens e(m) Cena. Roberta K. Matsumoto (organizadora).

 

Mais de cem anos nos separam da primeira projeção cinematográfica realizada pelos irmãos Lumière. Desde então, o diálogo entre as Artes da Cena e as tecnologias de imagem e de som vem se tornando cada vez mais intenso, sobretudo com o advento do digital que permitiu a miniaturização dos dispositivos e sua disseminação. A utilização de tais tecnologias na composição cênica (Imagem em Cena) tem possibilitado a aproximação dos corpos e dos objetos (seccionando-os, ‘tocando-os’, ‘dissolvendo-os’), assim como, a passagem imediata de um espaço a outro; a multiplicidade e sobreposição de temporalidades; a dinamização da relação entre realidade e virtualidade, enfatizando a instabilidade da produção de sentidos, abrindo novas questões sobre a atuação cênica e diluindo as fronteiras entre teatro, vídeo, cinema, dança, performance e instalação. Ainda, essas tecnologias tem sido utilizadas para a transformação de uma obra cênica em audiovisual ou, cada vez mais, como ferramentas de notação e registro de processos, seja na criação cênica, seja nos estudos acadêmicos, gerando, por vezes, obras videográficas (Imagem e Cena). Nesta edição da Revista VIS (1/2018), serão privilegiados artigos que contribuam para o aprofundamento dos estudos sobre as relações entre Imagens e(m) Cena, entendendo imagem dentro de um amplo espectro: de sua forma visual à paisagem sonora.

Prazo de submissão: 30 de junho de 2017

It’s been more than one hundred years since the Lumière brothers held their first private screening of a projected motion picture. Relationship between Performing Arts and technological devices for sound and moving image has been vastly experimented by artists and researchers since then. The advent of digital technology allowed this process to develop even further due to shrinking and dissemination of such devices. Their use on stage (Imagery in-to Performance) has made for possible bodies and objects to get more related to each other (through either sectioning, touching or dissolving them) as the immediate swift from one place to another; time to run in layers of multiplicity and superposition; and the relationship between reality and virtual to be stimulated. Production of meanings and senses has then assumed its instability as the borders among disciplines (theatre, video, cinema, dance, performance art, installation) have been blurred, bringing questions concerning acting to light. Furthermore, those technological devices have been used as tools to turn theatrical pieces into films or, even more frequently, to document creative processes in both staging and academic researching. This following issue of Revista VIS (1/2018) welcomes papers concerning accurate investigations on the relationships between Imagery in-to Performance. The word imagery is given here within a wide panorama: it may refer to the production of visual effects as well as soundscapes and beyond.

Submission deadline: July 31, 2017

Contact: Roberta K. Matsumoto (robkmatsu@gmail.com) or Rodrigo Desider Fischer (rodrigodesiderfischer@gmail.com


 
Publicado: 2016-11-21
 
1 a 2 de 2 itens