O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

1. Os textos submetidos a Revista VIS não podem exceder o limite de 9 mil palavras, incluindo as notas e referências bibliográficas. Os originais deverão ser digitados em Winword, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, formato de página A-4. A contribuição deve inédita. O título do texto deve ser centralizado, em letra minúscula e em negrito. Abaixo, à direita, deve constar o nome do autor. As informações sofre filiação, fonte/s de financiamento da pesquisa nas informações e e-mail devem ser colocadas na primeira nota de rodapé.

2. As resenhas submetidas à Revista não podem exceder o limite de 2 mil palavras, incluindo as notas e referências da publicação. Quando em língua portuguesa, o livro resenhado deverá ter sido publicado nos últimos dois anos. Para outros idiomas: últimos cinco anos.

3. Entrevistas submetidas devem vir acompanhadas da declaração de anuência do entrevistado (exceções serão avaliadas pelos editores e/ou Comissão Editorial).

4. As imagens, quando for o caso, além de inseridas no corpo do texto, deverão ser anexadas como arquivo complementar em formato JPG e ter resolução de 200 dpi.

5. Todo artigo submetido deverá ser acompanhado de resumo e cinco palavras-chave em português, com versões em inglês ou francês, com 100 palavras no máximo. Do mesmo modo, o autor deve enviar o título com versão bem em inglês ou francês. Título em português e em inglês, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa o conteúdo geral do artigo.

6. As notas de rodapé deverão ser sucintas. As remissões bibliográficas não deverão ser feitas em notas, e sim figurar no corpo principal do texto. Na remissão deverá constar o nome do autor, seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por dois pontos.

Exemplos: Segundo Deleuze (2004: 05), uma mediação que teve larga difusão... Conferindo um caráter descontínuo ao conhecimento sobre o passado (Dias, 2007: 407)

7. As referências bibliográficas deverão constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética. Deverão obedecer às normas da NBR 6023: 2002, conforme os seguintes modelos:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano.

SOBRENOME, Nome.Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução, edição, Cidade:Editora, ano.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico.Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x-y,ano.

8. As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 11.

9. O uso de itálico deverá se limitar aos estrangeirismos e aos título de obras; não deverá ser utilizado negrito no texto e nas notas; o sublinhado deve ser evitado, exceto em endereços da internet (URL).

10. Cada autor poderá submeter apenas um trabalho de cada vez.

11. Estilo do texto deve ser claro e coerente na exposição das ideias, observando-se o uso adequado da linguagem. Sugere-se ao autor que o trabalho passe por uma revisão gramatical antes de seu encaminhamento à Revista.

12. A Comissão Editorial poderá recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas ou quando o trabalho submetido não corresponder ao perfil da publicação.