Ensino de relações espaciais de esquerda e direita a participantes com autismo e deficiência intelectual

Autores

  • Elaine de Carvalho Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Nassim Chamel Elias Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Relações espaciais, Instrução com múltiplos exemplares, Esvanecimento de dicas, Autismo, Deficiência intelectual

Resumo

O reconhecimento dos conceitos de direita-esquerda é uma evidência do desenvolvimento da noção do corpo e faz parte de um processo de lateralização simbólica. Nesse sentido, o objetivo foi ensinar respostas de ouvinte para relações espaciais de direita-esquerda envolvendo partes do corpo e verificar o uso dessas relações em um contexto diferente. Foram conduzidos dois experimentos, que se diferenciaram em função da idade e repertório de entrada dos participantes e do delineamento experimental. No primeiro, foi utilizado um delineamento do tipo A-B e os participantes foram um menino com autismo e dois jovens com deficiência intelectual. No segundo, foi utilizado o delineamento de linha de base múltipla entre participantes, que foram quatro meninos com autismo. O ensino envolveu o uso de um procedimento de instrução com múltiplos exemplares e esvanecimento de dicas (imitação, dicas gestuais, verbais e físicas). Os resultados indicaram aprendizagem das relações ensinadas e uso dessas relações em um contexto diferente (generalização). O uso de múltiplos exemplares e de esvanecimento mostraram-se promissores no ensino de relações espaciais a participantes com pouco repertório verbal.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Silva, E. de C., & Chamel Elias, N. (2017). Ensino de relações espaciais de esquerda e direita a participantes com autismo e deficiência intelectual. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19484

Edição

Seção

Estudos Empíricos