Os Vínculos Afetivos no Contexto de Acolhimento Institucional

um estudo de campo

Autores

  • Suziani de Cássia Almeida Lemos Instituto Luterano de Ensino Superior ILES/ULBRA Itumbiara-GO

Palavras-chave:

Acolhimento institucional, Vínculos afetivos, Mães sociais

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa realizada no interior do Estado do Paraná com o objetivo de estudar os vínculos afetivos no contexto de acolhimento institucional. Participaram do estudo 4 mães sociais, 31 crianças e 5 adolescentes. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e três observações participantes em cada casa lar. O trabalho evidenciou aspectos que podem dificultar o estabelecimento dos vínculos afetivos, como a escassez de atividades que estimulem a interação, excesso de atividades domésticas, fatores emocionais relacionados à história pregressa dos envolvidos na relação e a falta de preparação das mães sociais para o exercício da função. No entanto, apesar das dificuldades encontradas, o estudo mostrou que é possível a formação de vínculos afetivos neste contexto.

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Biografia do Autor

Suziani de Cássia Almeida Lemos, Instituto Luterano de Ensino Superior ILES/ULBRA Itumbiara-GO

Mestre em Psicologia Linha de Pesquisa Psicanálise e Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Psicologia pela mesma universidade. Especialista em Gestão Pública da Saúde pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR). Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicóloga clínica com experiência na docência do ensino superior. Coordenadora do Curso de Psicologia do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO. Orienta projetos de pesquisa e extensão nas áreas da Psicologia e da Psicanálise de Família.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Lemos, S. de C. A. (2017). Os Vínculos Afetivos no Contexto de Acolhimento Institucional: um estudo de campo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19466

Edição

Seção

Estudos Empíricos