Avaliação de estados de humor nos exames da Royal Academy of Dance

Autores

  • Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan Universidade Estadual Paulista
  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista
  • Danielle Ferreira Auriemo Universidade Estadual Paulista
  • Marcelo Fadori Soares Palhares Universidade Estadual Paulista FHO - Uniararas
  • Norma Ornelas Montebugnoli Catib Universidade Estadual Paulista FIRA - Faculdades Integradas Regionais de Avaré
  • Ivana de Campos Ribeiro Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Estados de humor, Dança, Avaliações

Resumo

Este estudo qualitativo investigou os estados de humor de alunos participantes dos Exames da Royal Academy of Dance. A pesquisa exploratória utilizou o POMS (Profle of Mood States), aplicado antes e após o exame, a uma amostra intencional composta por 12 estudantes de dança, faixa etária de 18 a 40 anos. A análise descritiva, ao se comparar os dados obtidos no pré e pós-teste, evidenciou um aumento da fadiga e uma diminuição do vigor e índices mínimos dos estados de tensão, depressão, raiva e confusão mental. Novos estudos se fazem necessários, visando ao aprimoramento das abordagens acerca dos estados subjetivos envolvendo as práticas, a formação em dança e as avaliações das performances, aspectos ainda pouco explorados em âmbito acadêmico.

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Biografia do Autor

Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan, Universidade Estadual Paulista

Laboratório de Estudos do Lazer - LEL - Instituto de Biociências - Departamento de Educação Física/ UNESP, campus Rio Claro

Gisele Maria Schwartz, Universidade Estadual Paulista

Laboratório de Estudos do Lazer - LEL - Instituto de Biociências - Departamento de Educação Física/ UNESP, campus Rio Claro

Danielle Ferreira Auriemo, Universidade Estadual Paulista

Laboratório de Estudos do Lazer - LEL - Instituto de Biociências - Departamento de Educação Física/ UNESP, campus Rio Claro

Marcelo Fadori Soares Palhares, Universidade Estadual Paulista FHO - Uniararas

Laboratório de Estudos do Lazer - LEL - Instituto de Biociências - Departamento de Educação Física/ UNESP, campus Rio Claro

Norma Ornelas Montebugnoli Catib, Universidade Estadual Paulista FIRA - Faculdades Integradas Regionais de Avaré

Laboratório de Estudos do Lazer - LEL - Instituto de Biociências - Departamento de Educação Física/ UNESP, campus Rio Claro

Ivana de Campos Ribeiro, Universidade Estadual Paulista

Laboratório de Estudos do Lazer - LEL - Instituto de Biociências - Departamento de Educação Física/ UNESP, campus Rio Claro

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Trevisan, P. R. T. da C., Schwartz, G. M., Auriemo, D. F., Palhares, M. F. S., Catib, N. O. M., & Ribeiro, I. de C. (2017). Avaliação de estados de humor nos exames da Royal Academy of Dance. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19468

Edição

Seção

Estudos Empíricos