Características Sintomatológicas de Crianças com Autismo e Regressão da Linguagem Oral

Autores

  • Bárbara Backes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Regina Basso Zanon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Autismo, Sintomas, Linguagem, Regressão

Resumo

O presente estudo investigou as características da regressão da linguagem oral e da sintomatologia em crianças pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo, relacionando-o com os pressupostos da perspectiva sociopragmática. Foi utilizado um banco de dados com 150 crianças norteamericanas, sendo as informações referentes à regressão da linguagem oral e à sintomatologia obtidas na Autism Diagnostic Interview - Revised. Trinta crianças preencheram os critérios para participação neste estudo. Destas, seis apresentaram regressão das habilidades de linguagem oral, com uma média de idade de 25 meses no início da perda. Em relação à sintomatologia, alguns comportamentos destacaram-se por apresentarem maior comprometimento, como o direcionamento da atenção, a conversação recíproca e o uso repetitivo de objetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Backes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS

Regina Basso Zanon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS

Cleonice Alves Bosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS

Referências

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.

Backes, B. (2012). Regressão da linguagem, desenvolvimento sociocomunicativo e perfil sintomatológico de crianças com transtorno do espectro autístico (Unpublished master’s thesis). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Baird, G., Charman, T., Pickles, A., Chandler, S., Loucas, T., Meldrum, D. Carcani-Rathwell, I., Serkana, D., & Simonoff, E. (2008). Regression, developmental trajectory and associated problems in disorders in the autism spectrum: The SNAP study. Journal of Autism and Developmental Disorders, 38, 1827-1836.

Barger, B., Campbell, J. M., & McDonough, J. (2013). Prevalence and onset of regression within autism spectrum disorders: A meta-analytic review. Journal of Autism and Developmental Disorders, 43(4), 817-828.

Bodfish, J. W., Symons, F. J., Parker, D. E., & Lewis, M. H. (2000). Varieties on repetitive behavior in autism: Comparisons to mental retardation. Journal of Autism and Developmental Disorders, 30(3), 237-243.

Bosa, C. (2002). Atenção compartilhada e identificação precoce do autismo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 77-88.

Brito, M. C., & Carrara, K. (2010). Alunos com distúrbios do espectro autístico em interação com professores na educação inclusiva: Descrição de habilidades pragmáticas. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 15(3), 421-429.

Centers for Disease Controland Prevention (2014). Prevalence of autism spectrum disorder among children aged 8 years: Autism and developmental disabilities monitoring network. MMWR, 63(SS02), 1-21

Esbensen, A. J., Seltzer, M. M., Lam, K. S. L., & Bodfish, J. W. (2009). Age-related differences in restricted repetitive behaviors in Autism Spectrum Disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 39(1), 57-66.

Eigsti, I. M., Marchena, A. B., Schuh, J. M., & Kelley, E. (2011). Language acquisition in autism spectrum disorders: A developmental review. Research in Autism Spectrum Disorders, 5, 681-691.

Farah, L. S. D., Perissinoto, J., & Chiari, B. M. (2009). Estudo longitudinal da atenção compartilhada em crianças autistas não-verbais. Revista CEFAC, 11(14), 587-597.

Fernandes, F. D. M. (1996). Autismo infantil: Repensando o enfoque fonoaudiológico ”“ Aspectos funcionais da comunicação. São Paulo: Lovise.

Fiaes, C. S., & Bichara, I. D. (2009). Brincadeira de faz-de-conta em crianças autistas: Limites e possibilidades numa perspectiva evolucionista. Estudos de Psicologia, 14(3), 231-238.

Fombonne, E. (2009). Epidemiology of pervasive developmental disorders. Pediatric Research, 65(6), 591-598.

Goldberg, W. A., Osann, K.,Filipek, P. A., Laulhere, T., Jarvis, K., Modahl, C., Flodman, P., & Spence, M. A. (2003). Language and other regression: Assessment and timing. Journal of Autism

and Developmental Disorders, 33(6), 607-616.

Hansen, R. L., Ozonoff, S., Krakowiak, P., Angkustsiri, K., Jones, C., Deprey, L. J., Le, D. N., Croen, L. A., & Hertz-Picciotto, I. (2008). Regression in autism: Prevalence and associated factors in the CHARGE study. Ambulatory Pediatrics, 8(1), 25-31.

Hobson, R. P., Lee, A., & Hobson, J. A. (2009). Qualities of symbolic play among children with autism: A social-developmental perspective. Journal of Autism and Developmental Disorders, 39, 12-22.

Hurwitz, S. (2010). Joint attention revisited: Examining heterogeneity among children with autism (Unpublished doctoral dissertation). Doctorate in Philosophy, School of Education, University of North Carolina at Chapel Hill., North Carolina, United States of America.

Jahr, E., Eldevik, S., & Eikeseth, S. (2000). Teaching children with autism to initiate and sustain cooperative play. Research on Development Disabilities, 21(2), 151-169.

Jones, L. A., & Campbell, J. M. (2010). Clinical characteristics associated with language regression for children with autism spectrum disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 40, 54-62.

Klinger, L., Dawson, G., & Renner, P. (2002). Autistic disorder. In E. Mash & R. Barkley (Eds.), Child psychopathology (2nd ed., pp. 409”“454). New York: Guilford Press.

Landa, R. (2007). Early communication development and intervention for children with autism. Mental Retardation and Developmental Disabilities Research Reviews, 13(1), 16”“25.

Leekman, S. R., Prior, M. R., & Uljarevic, M. (2011). Restricted and repetitive behaviors in autism spectrum disorders: A review of research in the last decade. Psychological Bulletin, 137(4), 562-593.

Lord, C., Rutter, M., & Le Couteur, A. (1994). Autism Diagnostic Interview-Revised: A revised version of a diagnostic interview for caregivers of individuals with possible pervasive developmental disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 24(5), 659-685.

Lord, C., Shulman, C., & DiLavore, P. (2004). Regression and word loss in autistic spectrum disorders. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 45(5), 936-955.

Luyster, R., Richler, J.,Risi, S., Hsu, W., Dawson, G., Bernier, R., ... Lord, C (2005). Early regression in social communication in autism spectrum disorders: a CPEA study. Developmental Neuropsychology, 27(3), 311-336.

Matson, J. L., & Kozlowski, A. M. (2010). Autistic regression. Research in Autism Spectrum Disorders, 4, 340-345.

McConkey, R., Truesdale-Kennedy, M., & Cassidy, A. (2009). Mothers’ recollections of early features of autism spectrum disorders. Child and Adolescent Mental Health, 14(1), 31-36.

Meilleur, A. A. S., & Fombonne, E. (2009). Regression of language and non-language skills in pervasive developmental disorders. Journal of Intellectual Disability Research, 53(2), 115-124.

Molloy, C. A., Keddache, M., & Martin, L. J. (2005). Evidence for linkage on 21q and 7q in a subset of autism characterized by developmental regression. Molecular Psychiatry, 10, 741-746.

Ozonoff, S., Macari, S., Young, G. S., Goldring, S., Thompson, M., & Rogers, S. J. (2008). Atypical object exploration at 12 months of age is associated with autism in a prospective sample. Autism, 12, 457-472.

Pickles, A., Simonoff, E., Conti-Ramsden, G., Falcaro, M., Simkin, Z., Charman, T., Chandler, S., Loucas, T., & Baird, G. (2009). Loss of language in early development of autism and specific language impairment. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 50(7), 843-852.

Pierce, K., & Courchesne, E. (2001). Evidence for a cerebellar role in reduced exploration and stereotyped behavior in autism. Biological Psychiatry, 49(8), 655-664.

Prestes, R., Tamanaha, A. C., & Perissinoto, J. (2009). Uso do gesto no transtorno autista: Estudo de caso único. Revista CEFAC, 11(4), 708-712.

Rapin, I., & Dunn, M. (2003). Update on the language disorders of individuals on the autistic spectrum. Brain and Development, 25, 166-172.

Rogers, S. J. (2004). Developmental regression in autism spectrum disorders. Mental Retardation & Developmental Disabilities Research Reviews, 10, 139-143.

Rutter, M. L. (2011). Progress in understanding autism: 2007-2010. Journal of Autism and Developmental Disorders, 41(4), 395-404.

Siperstein, R., & Volkmar, F. (2004). Brief report: parental reporting of regression in children with pervasive developmental disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, 34(6), 731-734.

Sowden, H., Perkins, M., & Clegg, J. (2008). The co-development of speech and gesture in children with autism. Clinical Linguistics & Phonetics, 22(10-11), 804-813.

Stefanatos, G. A. (2008). Regression in autistic spectrum disorders. Neuropsychology Review, 18, 305-319.

Timo, A. L. R., Maia, N. V. R., & Ribeiro, P. C. (2011). Déficit de imitação e autismo: Uma revisão. Psicologia USP, 22(4), 833-850.

Tomasello, M. (2003). Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. (C. Berliner, Trans.) São Paulo: Martins Fontes. (Original published in 1999)

Tuchman, R. F. (2006). Autism and epilepsy: What has regression got to do with it? Epilepsy Currents, 6(4), 107-111.

Valente, K. D. R., & Valério, R. M. (2004). Transtorno invasivo do desenvolvimento e epilepsia. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, 10(4), 41-46.

Tuchman, R. F. (2006). Autism and epilepsy: What has regression got to do with it? Epilepsy Currents, 6(4), 107-111.

Volden, J., Coolican, J., Garon, N., White, J., & Bryson, S. (2009). Brief Report: Pragmatic language in Autism Spectrum Disorder: Relationships to measures of ability and disability. Journal of Autism and Developmental Disorders, 39, 388-393.

Wiggins, L. D., Rice, C. E., & Baio, J. (2009). Developmental regression in children with an autism spectrum disorder identified by a population-based surveillance system. Autism, 13(4), 357-374.

Zanon, R. B. (2012). Déficit na iniciativa e na resposta de atenção compartilhada como principal preditor de comportamento social no transtorno do espectro autista (Unpublished master’s thesis). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Zhang, Y., Xu, Q., Liu J., Li S., & Xu, X. (2012). Risk factors for autistic regression: Results of an ambispective cohort study. Journal of Child Neurology, 27(1). Retrieved from http://jcn.sagepub.com/content/early/2012/01/21/0883073811430163

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

Backes, B., Zanon, R. B., & Bosa, C. A. (2017). Características Sintomatológicas de Crianças com Autismo e Regressão da Linguagem Oral. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19464

Edição

Seção

Estudos Empíricos