Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes

Autores

  • Gelson Vanderlei Weschenfelder Faculdade Inedi, CESUCA
  • Chris Fradkin Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas, RS, University of California, UCMerced, CA
  • Maria Angela Mattar Yunes Professora permanente do Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas, RS e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

Palavras-chave:

Resiliência, Empoderamento, Histórias em quadrinhos, Crianças, Adolescentes

Resumo

Pesquisas indicam que crianças em situação de risco psicossocial são mais vulneráveis a apresentar comportamentos com consequências negativas na vida adulta. Este estudo analisou relações entre adversidades da vida real de crianças desfavorecidas psicossocialmente e as adversidades da vida ficcional de personagens super-heróis, em suas fases pré-super-potência. Uma indexação foi realizada e verificou-se que a maioria dos super-heróis de visibilidade na cultura pop passou por adversidades similares às dos grupos de crianças em risco, tais quais: o abandono da família, violência doméstica e situações de abuso físico ou psicológico. Esse recurso ainda inexplorado apresenta potencial para ser desenvolvido em intervenções psicoeducacionais e para subsidiar políticas públicas para a promoção de resiliência e empoderamento nessa população.

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Biografia do Autor

Gelson Vanderlei Weschenfelder, Faculdade Inedi, CESUCA

Doutorando em Educação no Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. Canoas, RS, Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, RS, Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Chris Fradkin, Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas, RS, University of California, UCMerced, CA

Doutor em Psicologia da Saúde pela Universidade da Califórnia, Merced, CA. Pós-doc no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro Universitário La Salle, UNILASALLE, Canoas, RS

Maria Angela Mattar Yunes, Professora permanente do Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas, RS e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas, RS e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Weschenfelder, G. V., Fradkin, C., & Yunes, M. A. M. (2017). Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19486

Edição

Seção

Estudos Empíricos