Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária

Patrícia Pinto, João João Arménio Lamego Lope

Resumo


RESUMO - A literacia pré-escolar tem recebido uma crescente atenção. Neste estudo, participaram 70 crianças que iniciaram o 1.º ano de escolaridade no ano letivo 2009/10 e que, na educação pré-escolar, frequentaram três instituições com abordagens diferenciadas de leitura e de escrita. O estudo inclui quatro medidas repetidas no tempo nas áreas da fonologia, reconhecimento de letras, palavras e velocidade de leitura. Os resultados sugerem que a abordagem específca à leitura na educação pré-escolar condiciona o desempenho da leitura na instrução primária. Contudo, essa influência parece ser atenuada com o tempo. Por outro
lado, verifcou-se que sujeitos que receberam instrução direta de leitura em idade pré-escolar (mas não treino fonológico) obtêm resultados significativamente superiores em tarefas fonológicas aos de sujeitos que receberam treino fonológico prolongado (mas não de leitura).


Palavras-chave: literacia emergente, leitura, consciência fonológica, velocidade de leitura


Palavras-chave


literacia emergente; desempenho em leitura; consciência fonológica; velocidade de leitura

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