Violência contra Mulher: Notificações dos Profissionais da Saúde no Rio Grande do Sul

Autores

  • Priscila Lawrenz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Davi Manzini Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jean Von Hohendorff Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Clarissa Pinto Pizarro de Freitas Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
  • Laura Nichele Foschiera Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Luísa Fernanda Habigzang Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Violência de gênero, Violência contra a mulher, Violência doméstica, Saúde pública.

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar as situações de violência contra mulheres notificadas pelos profissionais da saúde no Rio Grande do Sul. Foram analisadas 20.999 notificações realizadas entre 2010 e 2014. As notificações incluíram, com maior frequência, mulheres de 19 a 29 anos. A violência física foi a mais predominante,
sendo a residência da vítima o principal local de ocorrência. A maioria dos agressores era do gênero masculino, parceiros ou ex-parceiros íntimos. As mulheres foram encaminhadas com maior frequência para ambulatórios e delegacias. Os resultados podem subsidiar estratégias para prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. O estudo permitiu identificar fragilidades nas informações notificadas, bem como nos encaminhamentos realizados, indicando a necessidade
de investimentos na capacitação dos profissionais da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Lawrenz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2014). Atuou como bolsista CNPq-Balcão (2010-2012) e PIBIC-CNPq (2012-2014) no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (Geapsa/PPG Psicologia/Unisinos), tendo como foco os temas: percepção da doença, coping, saúde da mulher, câncer de mama, câncer ginecológico e câncer infantil. Atualmente realiza Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2015-2016). É bolsista CNPq vinculada ao Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC/PPG Psicologia/PUCRS) e atua principalmente nos seguintes temas: violência contra mulheres, violência contra idosos, violência contra minorias sexuais, desenvolvimento humano em situação de vulnerabilidade psicossocial, desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção psicológica.

Davi Manzini Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação da Profª Drª Silvia Helena Koller e coorientação da Prof.ª Dr.ª Luísa F. Habigzang. Membro-colaborador do Centro de Estudos Psicológicos Rua (PPG Psicologia - UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (PPG Psicologia - PUCRS). Atualmente, especializando em Terapias Cognitivo-Comportamentais pelo InTCC - Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar. Psicólogo associado na Ethos - Clínica de Psicologia.

Jean Von Hohendorff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicólogo graduado pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Bolsista CNPq). Atualmente é bolsista CNPq de Pós-Doutorado Júnior (UFRGS), professor do curso de graduação em Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPEVVIC), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desenvolve atividades de pesquisa e extensão com foco nos seguintes temas: vulnerabilidade, violência contra crianças e adolescentes e atuação das redes de proteção e de atendimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Principais contribuições do seu trabalho acadêmico são: a) adaptação e avaliação de um protocolo cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual; b) produção de um documentário para uso com meninos vítimas de violência sexual e profissionais da rede; c) caracterização de situações de violência sexual, meninos vítimas e seus agressores; d) proposição de um modelo integrativo conceitual para o entendimento da dinâmica da violência sexual contra crianças e adolescentes; e e) análise das redes de proteção e de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Clarissa Pinto Pizarro de Freitas, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2016), Professora do Pós-Graduação de Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões ? URI Campis Santo Ângelo (2010), Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (2012), Mestre em Psicologia (2013), membro do Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NEPOT) e Grupo de Pesquisa em Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC). Realizou estágio de Doutorado na North-West University (África do Sul), onde desenvolveu atividades de pesquisa, supervisão e docência junto ao Laboratório de Psicologia Positiva Optentia (Optentia Research Focus). Tem experiência na área de psicologia organizacional, atuando principalmente com intervenções baseadas em Psicologia Positiva e Psicologia Positiva da Organizações.

Laura Nichele Foschiera, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Estudante de graduação de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Estagiária no Hospital Psiquiátrico São Pedro - Unidade de Desintoxicação Jurandy Barcellos no período de 03/2016 a 07/2016. Bolsista PIBIC/CNPq do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, no Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas desde 2014/1.

Luísa Fernanda Habigzang, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Realizou seu Mestrado (2006), Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (2014) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Coordenou o CEP-RUA/NH, programa de pesquisa e atendimento psicológico para vítimas de violência sexual (2005-2013). Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia (2012-2013). Atualmente é professora adjunta no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPEVVIC/ PPG em Psicologia/ PUCRS) e supervisora do Núcleo de Atendimento em Psicologia Jurídica (NAPSIJUR) do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP/ PUCRS). É professora e coordenadora do curso de Especialização Abordagens da Violência contra Crianças e Adolescentes da PUCRS. Atua como professora no curso de especialização em terapia cognitivo comportamental (PUCRS). É coordenadora do grupo de trabalho da ANPEPP "Tecnologia social e inovação: intervenções psicológicas e práticas forenses contra a violência de crianças e adolescentes". É membro da comissão editorial da Revista Temas em Psicologia e editora associada da Revista Psico PUCRS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no desenvolvimento em situação de risco e vulnerabilidade social, e na clínica com enfoque cognitivo-comportamental. Atua principalmente nos seguintes temas: violência sexual contra crianças e adolescentes, violência contra mulheres, desenvolvimento humano em situação de vulnerabilidade psicossocial, desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção psicológica e desenvolvimento e avaliação de programas de treinamento para profissionais que atuam em situações de violência.  

Publicado

2019-03-06

Como Citar

Lawrenz, P., Macedo, D. M., Von Hohendorff, J., Freitas, C. P. P. de, Foschiera, L. N., & Habigzang, L. F. (2019). Violência contra Mulher: Notificações dos Profissionais da Saúde no Rio Grande do Sul. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23420

Edição

Seção

Estudos Empíricos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)