Rede de Apoio Social: Perspectivas de Famílias Deslocadas em Porto Alegre

Autores

  • Magaly Calderón Uribe Universidade Minuto de Dios
  • Roberta Fin Motta Centro Universitário Franciscano
  • Adolfo Pizzinato Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e34421

Palavras-chave:

Família, Deslocamento, Apoio, Intervenção

Resumo

O deslocamento forçado de pessoas é um fenômeno social que vem se incrementando em diferentes partes do mundo. Este artigo busca dar visibilidade às histórias de famílias que passaram por diferentes situações de deslocamento forçado, assim como analisar a percepção de apoio que receberam durante e depois deste processo. Realizou-se uma abordagem qualitativa-descritiva, por meio de entrevistas, que foram analisadas através de análise do discurso. O apoio social se mostrou relevante no deslocamento e realocação das famílias, ainda que por processos mais humanizados e inconstantes, em que não só se priorizam os benefícios econômicos e estruturais, mas que configuram espaços de diálogo, mediação e acompanhamento por parte de trabalhadores e/ou entidades encarregadas pelas famílias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magaly Calderón Uribe, Universidade Minuto de Dios

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). E docente na Universidade Minuto de Dios - Colômbia. Tem experiência na área clínica no tratamento de transtornos emocionais e dependências psicoativas. Também atua na área educativa desde a orientação vocacional na escola e na construção de estratégias (em conjunto com os professores e famílias) para melhorar os processos psicossociais e de aprendizagem dos estudantes, entre outras

Roberta Fin Motta, Centro Universitário Franciscano

Psicóloga, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano. Especialista em Psicologia Clínica: Ênfase em Saúde Comunitária pela UFRGS e Especialista em Saúde Coletiva pelo IBPEX. Professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano. Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS e com período de estágio sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP), Porto, Portugal. Principais áreas de interesse e atuação: Psicologia Social, Psicologia Social Comunitária, Políticas Sociais, Saúde Coletiva, Assistência Social, formação e atuação profissional, Fundamentos e História da Psicologia.

Adolfo Pizzinato, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Psicólogo (2001) e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS ((2003). Doutor em Psicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona (Prêmio Extraordinário de Tese Universitat Autònoma de Barcelona 2007-2008). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (2). Coordenador do NATESID (Núcleo de Estudos e Narrativas sobre tempo, espaço, imagens e identidades). Coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPGP) da Faculdade de Psicologia da PUCRS (2014-2015). Coordenador do Lato Sensu PUCRS (2013). Vice-Presidente do CRP-07 (2012-2013). Foi editor Associado das Revistas Psico, Aletheia e Diaphora. Coordenador da Comissão Científica da FAPSI/PUCRS (2011) e Tutor do Programa de Educação Tutorial PET/SeSu (2010-2013), do PET-Saúde da Família (2009-2011), do PREMUS - Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (2009-2010). Parecerista ad hoc para o CNPq, CAPES e SciELO Brasil. Os temas de interesse giram em torno da Psicologia Cultural, com ênfase em Relações Comunitárias, Psicologia Social da Saúde e Processos Identificatórios, principalmente nos seguintes temas: juventude, etnicidade, gênero/sexualidade e inclusão social.

Publicado

2019-02-27

Como Citar

Calderón Uribe, M., Motta, R. F., & Pizzinato, A. (2019). Rede de Apoio Social: Perspectivas de Famílias Deslocadas em Porto Alegre. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e34421

Edição

Seção

Estudos Empíricos