Validade Estrutural do Questionário de Aspirações Escolares

Autores

  • Cristiano Mauro Assis Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Evgjeni Gjikuria

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3438

Palavras-chave:

Validade, Instrumento psicológico, Teoria da autodeterminação, Percepções, Valores

Resumo

A teoria da autodeterminação afirma que três necessidades básicas (autonomia, vínculo e competência) norteiam a motivação humana. Muitos instrumentos psicológicos têm como base esta teoria. No entanto, nenhum distingue as percepções de ocorrência das necessidades básicas, e o quanto estas necessidades são valorizadas. O Questionário de Aspirações Escolares foi criado com esse objetivo, mas carece de qualquer análise de sua validade estrutural. O presente estudo pretende realizar esta análise. Os dados analisados provêm de 716 estudantes, ensino fundamental II e médio, de uma escola privada de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi testado um modelo com oito variáveis latentes correlacionadas representando as necessidades básicas e o domínio do prazer imediato, em termos de percepção e valores. O modelo apresentou bom ajuste aos dados, possibilitando concluir que o questionário é capaz de distinguir, no contexto escolar, os valores e as percepções sobre as necessidades básicas e o domínio do prazer imediato.

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Biografia do Autor

Cristiano Mauro Assis Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Coordenador do Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva (LAICO)



Evgjeni Gjikuria

Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva (LAICO)

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Publicado

2019-02-25

Como Citar

Gomes, C. M. A., & Gjikuria, E. (2019). Validade Estrutural do Questionário de Aspirações Escolares. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3438

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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