Efeitos da Apresentação e Retirada de Reforçadores sobre a Correspondência Verbal

Autores

  • Cainã Teixeira Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento
  • Denise Tomie Kawakami Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Eliza Mazzilli Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Adriana Piñeiro Fidalgo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3425

Palavras-chave:

Comportamento verbal, Correspondência fazer-dizer, Reforçamento positivo e punição negativa, Acurácia do autorrelato, Ganho e perda de reforçadores

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo investigar o efeito da apresentação e da retirada de reforçadores sobre a correspondência verbal. Oito crianças brincaram individualmente e, em seguida, relataram com quais brinquedos haviam brincado. Após linha de base, os relatos de “não brincar”, feitos ora individualmente, ora em grupo, foram punidos (perda de fichas permutáveis por brinquedos). Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos, que passaram por um de dois procedimentos: (1) punição negativa de relatos não correspondentes; ou (2) reforçamento positivo de relatos correspondentes. A punição negativa somente de relatos de "não brincar" produziu um aumento no número de relatos não correspondentes de brincar para quatro crianças e, posteriormente, dificultou o restabelecimento da correspondência, seja sob uma punição negativa, seja sob reforçamento positivo.

 

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Biografia do Autor

Cainã Teixeira Gomes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento

Atualmente cursa o quinto ano de Psicologia na PUC-SP. É aluno e pesquisador do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Tem experiência na área de Análise do Comportamento, com ênfase com Comportamento Verbal e Comportamento Governado por Regra. Atualmente é coordenador da Comissão de História de Análise do Comportamento da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) na gestão 2015-2016.

Denise Tomie Kawakami, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente cursa o quinto ano de Psicologia da PUC-SP. Tem experiência em educação e saúde mental, com ênfase em análise institucional.

Maria Eliza Mazzilli Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974) , mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) . Atualmente é Professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Revisor de periódico da Perspectivas em Análise do Comportamento. Atualmente é coordenadora do Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Experimental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Skinner, Bakhtin, Linguagem, Comportamento verbal, discurso.

Adriana Piñeiro Fidalgo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; mestre pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP e especialista em Terapia Analítico Comportamental pelo Centro Paradigma de Ciências do Comportamento. Atualmente cursa doutorado no Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP. É docente do curso de especialização em clínica analítico-comportamental do Núcleo Paradigma. Atua principalmente no seguintes temas: Comportamento verbal, comportamento verbalmente governado, terapia analítico-comportamental.

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Publicado

2019-02-24

Como Citar

Gomes, C. T., Kawakami, D. T., Pereira, M. E. M., & Piñeiro Fidalgo, A. (2019). Efeitos da Apresentação e Retirada de Reforçadores sobre a Correspondência Verbal. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3425

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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