Concepções de Profissionais de Saúde sobre as Atribuições em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil

Autores

  • Meyrielle Belotti Universidade Federal do Espírito Santos
  • Camila Carlos Maia Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luziane Zacché Avellar Universidade Federal do Espírito Santo
  • Priscilla de Oliveira Martins da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Serviços de saúde mental, Criança, Adolescentes.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os significados conferidos pelos profissionais de saúde sobre as atribuições de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) de uma Região do Sudeste do Brasil. Utilizou-se a abordagem qualitativa. Participaram do estudo 15 profissionais. Para a coleta de dados foi utilizado à técnica da entrevista semiestruturada e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicam que as atribuições nomeadas pelos profissionais na sua maioria estão em consonância com a proposta do Ministério da Saúde. O estudo também mostra a importância de compreender melhor as atribuições do CAPSi diante da implantação das Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Observou-se a dificuldade dos entrevistados em contemplar as particularidades do cuidado em saúde mental infanto-juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meyrielle Belotti, Universidade Federal do Espírito Santos

Doutoranda em Psicologia Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade Integrada São Pedro (2004). Atualmente é professora Assistente de Departamento de Terapia Ocupacional da UFES. Tem experiência no campos da saúde coletiva atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, atenção básica, apoio matricial, intersetorial e rede.

Camila Carlos Maia, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), é mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Programa de Pós-graduação em Psicologia/ 2010), e especialista em Atenção Primária em Saúde pela FAESA (2010)

Luziane Zacché Avellar, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é Associado III da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicologia social, pesquisa, saúde e representação social.

Priscilla de Oliveira Martins da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora, mestre e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Organizacional e do Trabalho e Teoria das Representações Sociais. Atualmente é Professora do Departamento de Administração e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2019-02-21

Como Citar

Belotti, M., Maia, C. C., Avellar, L. Z., & Silva, P. de O. M. da. (2019). Concepções de Profissionais de Saúde sobre as Atribuições em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23159

Edição

Seção

Estudos Empíricos