Amigos Imaginários: Contribuições para o Desenvolvimento Infantil

Autores

  • Natália Benincasa Velludo Universidade Federal de São Carlos
  • Débora de Hollanda Souza Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3432

Palavras-chave:

Amigo imaginário, Brincar de faz de conta, Crianças

Resumo

A criação de amigos imaginários é uma manifestação de faz de conta comum na infância, que tem sido pouco explorada na literatura psicológica. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre esse fenômeno e o desenvolvimento da linguagem e da cognição social. Quarenta crianças entre 6 e 7 anos (18 com amigos imaginários e 22 sem) foram avaliadas por medidas de teoria da mente, compreensão emocional e vocabulário, bem como entrevistas para explorar o engajamento em fantasia. Uma entrevista sobre as experiências de fantasia da criança foi feita com 11 pais/responsáveis. Os resultados sugerem que o fenômeno se associa a um vocabulário receptivo mais desenvolvido e não é indicativo de déficits em desenvolvimento sociocognitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Benincasa Velludo, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga formada pela UFSCar e Mestre em Psicologia pelo PPGPsi/UFSCar. Atualmente, é doutoranda pelo mesmo Programa e membro do Laboratório de Interação Social (LIS).

Débora de Hollanda Souza, Universidade Federal de São Carlos

Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Texas - Austin (2004), tendo realizado estágio pós-doutoral no Institute of Child Development, University of Minnesota (2013-2014). É Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UFSCar e pesquisadora do INCT-ECCE.

Referências

Astington, J. W., & Hughes, C. (2013). Theory of mind: Self-reflection and social understanding. In Zelazo, P. D (Ed.), The Oxford handbook of developmental psychology (398-424). New York: Oxford University Press.

Astington, J. W, & Jenkins, J. M. (1995). Theory of mind development and social understanding. Cognition and Emotion, 9(2-3), 151-165. doi: 10.1080/02699939508409006

Astington, J., Pelletier, J., & Homer, B. (2002). Theory of mind and epistemological development: The relation between children’s second order understanding and their ability to reason about evidence. New Ideas in Psychology, 20, 131-144.

Bittencourt, C. M., & Blanco, D. C. (1996). O amigo imaginário na percepção das mães. Psico, 27(2), 139-151.

Bouldin, P. (2006). An investigation of the fantasy predisposition and fantasy style of children with imaginary companions. The Journal of Genetic Psychology, 167(1), 17-29. doi: 10.3200/GNTP.167.1.17-29

Bouldin, P., Bavin, E. L., & Pratt, C. (2002). An investigation of the verbal abilities of children with imaginary companions. First Language, 22, 249-264. doi: 10.1177/014272370202206602

Bouldin, P., & Pratt, C. (2001). The ability of children with imaginary companions to differentiate between fantasy and reality. British Journal of Developmental Psychology, 19, 99-114.

Capovilla, F. C., & Capovilla, A. G. S. (1997). Desenvolvimento linguístico na criança dos dois aos seis anos: Tradução e estandardização do Peabody Picture Vocabulary Test de Dunn & Dunn, e da Language Development Survey de Rescorla. Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, 1, 353-380.

Carpendale, J., & Lewis, C. (2006). How children develop social understanding. Oxford: Blackwell Publishers.

Davis, P., Paige, E., Meins, E., & Fernyhough, C. (2011). Self-knowledge in childhood: Relations with children’s imaginary companions and understanding of mind. British Journal of Developmental, 29(3), 680-686. doi: 10.1111/j.2044-835X.2011.02038.x

Fernyhough, C., Bland, K., Meins, E., & Coltheart, M. (2007). Imaginary companions and young children’s responses to ambiguous auditory stimuli: Implications for atypical development. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 48(11), 1094-1101. doi:10.1111/j.1469-7610.2007.01789.x

Gleason, T. R. (2002). Social provisions of real and imaginary relationships in early childhood. Developmental Psychology, 38(6), 979-992. doi: 10.1037/0012- 1649.38.6.979

Gleason, T. R (2004). Imaginary companions: An evaluation of parents as reporters. Infant and Child Development, 13, 199-215. doi: 10.1002/icd.349

Gleason, T. R., Jarudi, R. N., & Cheek, J. M. (2003). Imagination, personality, and imaginary companions. Social Behavior and Personality, 31(7), 721-738. doi: 10.2224/sbp.2003.31.7.721

Harris, P. L. (2000). The work of the imagination. Oxford: Blackwell Publishers .

Harris, P. L. (2006). Social cognition. In Damon, W, Lerner, R, Kuhn, D & Siegler, R (Eds), Handbook of child psychology (6ª ed., Vol. 2, pp. 818-858). New York: John Wiley. doi: 10.1002/9780470147658.chpsy0219

Hoff, E. V. (2005a). A friend living inside me - The forms and functions of imaginary companions. Imagination, Cognition and Personality, 24, 151-189. doi: 10.2190/4M9J-76M2-4Q4Q-8KYT

Hoff, E. V. (2005b). Imaginary companions, creativity, and self-image in middle childhood. Creativity Research Journal, 17(2-3), 167-180. doi: 10.1080/10400419.2005.9651477

Jenkins, J. M., & Astington, J. W. (2000). Theory of mind and social behavior: Causal models tested in a longitudinal study. Merrill-Palmer Quarterly, 46, 203-220

Landis, J. R., & Koch, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data.Biometrics,33, 159-174.

Manosevitz, M., Prentice, N., & Wilson, F. (1973). Individual and family correlates of imaginary companions in preschool children. Developmental Psychology, 8, 72-79. doi: 10.1080/01650250344000415

Mathur, R, & Smith, M. C. (2008). An investigation of imaginary companions in an ethic and grade diverse sample. Imagination, Cognition and Personality, 27(4), 313-336. doi: 10.2190/IC.27.4.c

Minervino, C. A. S. M., Roazzi, A., Dias, M. G. B. B., & Roazzi, M. (2010). In M. C. R. A Joly & C. T. Reppold (2010). Testes informatizados para a avaliação psicológica e educacional. E-book. São Paulo: Casa do Psicólogo. [ Links ]

Pavarini, G., & Souza, D. H. (2010) Teoria da mente, empatia e motivação pró-social em crianças pré-escolares. Psico logia em Estudo, 15(3), 613-622.

Pons, F., & Harris, P. L. (2000). TEC (Test of Emotion Comprehension). Oxford, UK: Oxford University Press.

Preissler, M. A. (2006). Play and autism: Facilitating symbolic understanding. In Singer, D. G., Golinkoff, R. M. & Hirsh-Pasek, K. (Eds.), Play = learning: How play motivates and enhances children’s cognitive and socio-emotional growth (pp. 231-250). New York: Oxford University Press . doi: 10.1093/acprof:oso/9780195304381.003.0012

Roby, A. C., & Kidd, E. (2008). The referential communication skills of children with imaginary companions. Developmental Science, 11(4), 531-540. doi: 10.1111/j.1467-7687.2008.00699.x

Singer, J. L. (1961). Imagination and waiting ability in young children. Journal of Personality, 29(4), 396-413. doi: 10.1111/j.1467-6494.1961.tb01670.

Seiffge-Krenke, I. (1997). Imaginary companions in adolescence: Sign of a deficient or positive development? Journal of Adolescence, 20, 137-154. doi: 10.1080/01650250344000415

Smith, P. K. (2002). Pretend play, metarepresentation and theory of mind. In Mitchell, R. W. (Ed), Pretending and imagination in animals and children. Cambridge: Cambridge University Press. doi: 10.1017/CBO9780511542282.011

Sperb, T. M., & Carraro, L. (2008). A relação entre o faz-de-conta e a teoria da mente: Controvérsias teóricas e empíricas. In Sperb, T. M. & Maluf, M. R.(Eds.), Desenvolvimento sociocognitivo: Estudos brasileiros sobre “teoria da mente”. (pp. 163-190). São Paulo, SP: Vetor.

Tavares, L. C., & Pinheiro, M. L. (1989). O amigo imaginário. Psico, 17(1), 150-163.

Taylor, M. (1999). Imaginary companions and the children who create them. Melbourne: Oxford University Press.

Taylor, M., & Carlson, S. M. (1997). The relation between individual differences in fantasy and theory of mind. Child Development, 68(3), 436-455. doi: 10.1111/j.1467-8624.1997.tb01950.x

Taylor, M., & Carlson, S. M. (2000). The influence of religious beliefs on parental attitudes about children’s fantasy behavior. In Rosengreen, K. S., Johnson, C. N. & Harris, P. L. (Eds.), Imagining the impossible: Magical, scientific, and religious thinking in children (pp. 227-245). Cambridge: Cambridge University Press. doi: 10.1017/CBO9780511571381.010

Taylor, M., Carlson, S. M., Maring, B., Gerow, L., & Charley, C. M. (2004). The characteristics and correlates of fantasy in school-age children: Imaginary companions, impersonation, and social understanding. Developmental Psychology, 40, 1173-1187. doi: 10.1037/0012-1649.40.6.1173

Taylor, M., Carlson, S. M., & Shawber, A. B. (2008). Autonomy and control in children’s interactions with imaginary companions. In Roth, I. (Ed.),Imaginative minds (pp. 80-100). Cambridge: Cambridge University Press .

Taylor, M., Cartwright, B. S., & Carlson, S. M. (1993). A developmental investigation of children’s imaginary companions. Developmental Psychology, 29, 276-285. doi: 10.1037/0012-1649.29.2.276

Taylor, M., Hulette, A. C., & Dishion, T. J. (2010). Longitudinal outcomes of young high-risk adolescents with imaginary companions.Developmental Psychology, 46, 1632-1636. doi: 10.1037/a0019815

Taylor, M., & Mannering, A. M. (2007). Of Hobbes and Harvey: The imaginary companions of children and adults. In Goncu, A. & Gaskins, S. (Eds.), Play and development: Evolutionary, sociocultural and functional perspectives (pp. 227-245). Mawah, NJ: Erlbaum Press.

Taylor, M., & Mottweiler, C. M. (2008). Imaginary companions: Pretending they are real but knowing they are not. American Journal of Play, 1, 47-54.

Taylor, M., Shawber, A. B., & Mannering, A. M. (2009). Children’s imaginary companions: What is it like to have an invisible friend? In Markman, K. D., Klein, W. M. P. & Suhr, J. A. (Eds.), Handbook of imagination and mental simulation (pp. 211-224). New York, NY: Psychology Press.

Trionfi, G., & Reese, E. (2009). A good story: Children with imaginary companions create richer narratives. Child Development, 80(4), 1301-1313. doi: 10.1111/j.1467-8624.2009.01333.x

Velludo, N. B., & Souza, D. H. (2015). A criação de amigos imaginários: Uma revisão de literatura. Psico, 46(1), 25-37. doi: 10.15448/1980-8623.2015.1.16406

Wellman, H. M., & Liu, D. (2004). Scaling of theory-of-mind tests. Child Development, 75(2), 523-541. doi: 10.1111/j.1467-8624.2004.00691.x

Youngblade, L. M., & Dunn, J. (1995). Individual differences in young children's pretend play with mother and sibling: Links to relationships and understanding of other people's feelings and beliefs. Child Development, 66, 1472-1492. doi: 10.1111/j.1467-8624.1995.tb00946.x

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Velludo, N. B., & Souza, D. de H. (2019). Amigos Imaginários: Contribuições para o Desenvolvimento Infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3432

Edição

Seção

Estudos Empíricos