A adolescência em perspectiva: um exame da variabilidade da passagem à idade adulta entre diferentes sociedades

Autores

  • Daniela Teixeira Dutra Viola Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ângela Maria Resende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3448

Palavras-chave:

Psicanálise, Etnologia, Adolescência, Ritos de passagem

Resumo

Este artigo propõe um exame da adolescência a partir de um debate entre a psicanálise e a etnologia. Considerando a variabilidade dessa passagem em diferentes sociedades, apresentamos alguns recortes extraídos de estudos etnológicos a fim de compreender o que garante essa operação em culturas não ocidentais. Com esse percurso, visamos contribuir para um melhor entendimento das coordenadas de Freud e de Lacan acerca da puberdade e seus desdobramentos no laço social, bem como vislumbrar novas leituras dos problemas da adolescência na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Teixeira Dutra Viola, Universidade Federal de Minas Gerais

outora em Psicologia pela UFMG. Possui graduação em Psicologia, especialização em Teoria Psicanalítica e mestrado em Psicologia, também pela UFMG. Atua como psicóloga clínica e pesquisadora. Participante do LAPE (Laboratório de Psicologia e Educação do Departamento de Psicologia da UFMG).

Ângela Maria Resende Vorcaro, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga, professora adjunta no departamento de psicologia da UFMG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq ”“ nível 2, doutora em psicologia clínica pela PUC São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Viola, D. T. D., & Vorcaro, Ângela M. R. (2019). A adolescência em perspectiva: um exame da variabilidade da passagem à idade adulta entre diferentes sociedades. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3448

Edição

Seção

Artigos Teóricos