Qualidade de vida familiar na Deficiência Intelectual: Revisão Sistemática de Estudos

Autores

  • Raquel Alveirinho Correia Universidade de Coimbra
  • Maria João Seabra-Santos

Palavras-chave:

Qualidade de vida familiar, Deficiência intelectual, Escalas de avaliação.

Resumo

A qualidade de vida familiar (QdVF) em famílias de pessoas com deficiência intelectual (DI) tem recentemente interessado os investigadores, sugerindo potencialidades em termos de avaliação e intervenção. O presente artigo pretende realizar uma revisão de estudos empíricos que analisem a QdVF em famílias de pessoas com DI. De um total de 32 estudos, 15 recorreram ao instrumento FQOLS-2006, 11 ao Beach Center FQOL Survey e 6 a outras formas de avaliação da QdVF. Salienta-se a natureza multidimensional da QdVF e algumas variáveis individuais e familiares que a influenciam. Estudos futuros devem apoiar-se numa fundamentação teórica mais robusta e maior diversidade de metodologias, e procurar especificidades da QdVF dos vários elementos da família e ao longo do ciclo de vida familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alveirinho Correia, Universidade de Coimbra

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco.

Downloads

Publicado

2019-02-19

Como Citar

Correia, R. A., & Seabra-Santos, M. J. (2019). Qualidade de vida familiar na Deficiência Intelectual: Revisão Sistemática de Estudos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23044

Edição

Seção

Revisão da Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)