Imaginação e Currículo Escolar: Uma Revisão de Literatura

uma revisão sistemática

Autores

  • Gleice Miranda Paixao
  • Fabrícia Teixeira Borges

Palavras-chave:

Imaginação (psicologia), Currículo, Educação.

Resumo

Este artigo compreende uma revisão de literatura que objetivou identificar se as pesquisas acadêmicas das
áreas de psicologia e educação vêm tratando a imaginação como um processo psicológico de desenvolvimento humano e se as articulam aos processos educativos por meio do currículo escolar. Para esta revisão, foram selecionados 39 artigos publicados nos últimos cinco anos. A análise dos artigos revelou articulações entre imaginação e algumas áreas específicas do conhecimento, porém, em grande parte dos textos, a imaginação teve papel periférico. Conclui-se pela latente necessidade de agudizar a discussão sobre imaginação e educação, a iniciar-se pela valorização da imaginação nos textos curriculares.

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

Paixao, G. M., & Borges, F. T. (2019). Imaginação e Currículo Escolar: Uma Revisão de Literatura: uma revisão sistemática. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/21906

Edição

Seção

Revisão da Literatura