Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem

Autores

  • Vera Lúcia Orlandi Cunha Universidade Estadual Paulista/UNESP-Marília
  • Maíra Anelli Martins Universidade Estadual Paulista/Unesp- Marília-SP
  • Simone Aparecida Capellini Universidade Estadual Paulista/Unesp- Marília-SP

Palavras-chave:

Leitura, Fluência de leitura, Compreensão da leitura, Habilidades para leitura

Resumo

A capacidade para ler e compreender texto é fundamental tanto em nossa vida diária como no contexto educativo. Considerando este aspecto o objetivo deste estudo foi comparar a fluência e compreensão de leitura de escolares do segundo ao quianto ano do ensino fundamental com e sem dificuldade de aprendizagem. Participaram oitenta escolares divididos em oito grupos: GI a GIV (escolares sem dificuldades de aprendizagem); GV a GVIII (escolares com dificuldades de aprendizagem). Por meio da leitura oral de um texto, foram medidos tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura. Houve diferenças estatisticamente significantes em todas as variáveis indicando desempenho inferior para os escolares com dificuldades de aprendizagem. Verificou-se que as dificuldades de fluência de leitura interferiram na compreensão leitora.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Orlandi Cunha, Universidade Estadual Paulista/UNESP-Marília

Pós-doutoranda em Educação da Universidade Estadual Paulista/Unesp- Marília-SP

Maíra Anelli Martins, Universidade Estadual Paulista/Unesp- Marília-SP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista/Unesp-Marília. SP.

Simone Aparecida Capellini, Universidade Estadual Paulista/Unesp- Marília-SP

Professora Livre-Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista/Unesp-Marília.SP.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Orlandi Cunha, V. L., Martins, M. A., & Capellini, S. A. (2017). Relação entre Fluência e Compreensão Leitora em Escolares com Dificuldades de Aprendizagem. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19510

Edição

Seção

Artigos