Classes de Equivalência

Efeitos do Elemento Redundante e da Ordem dos Testes

Autores

  • Marília Santana Alves Associação Educativa do Brasil - Soebrás
  • Raquel Maria de Melo Universidade de Brasília
  • Elenice Seixas Hanna

Palavras-chave:

Ordem dos testes, Topografia de controle de estímulos, Elemento redundante, Discriminação simples simultânea, Classes de equivalência

Resumo

Avaliou-se o efeito da ordem dos testes na formação de classes de equivalência e no controle de estímulos após ensino de discriminação simples simultânea com um elemento redundante (mancha preta). Dezenove universitários realizaram treino de relações condicionais, além de testes de equivalência e de controle de estímulos com máscara. A ordem dos testes foi alterada em duas fases experimentais: (1) testes intercalados com treinos e (2) testes após os treinos. A mancha aparecia em um dos estímulos de treino. Desempenhos mais precisos ocorreram em testes conduzidos no final dos treinos. Escores altos foram relacionados com controle pelo S+ e pelo S- e os mais baixos com múltiplos controles, principalmente pela mancha. Sugere-se que a ordem dos testes interage com efeitos do elemento redundante.

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Biografia do Autor

Marília Santana Alves, Associação Educativa do Brasil - Soebrás

Mestrado em Ciências do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília

Raquel Maria de Melo, Universidade de Brasília

Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília

Elenice Seixas Hanna

Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Alves, M. S., Melo, R. M. de, & Hanna, E. S. (2017). Classes de Equivalência: Efeitos do Elemento Redundante e da Ordem dos Testes. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19485

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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