Intergeracionalidade das Habilidades Sociais entre Pais e Filhos Adolescentes

  • Camila Negreiros Comodo Universidade Federal de São Carlos
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Habilidades sociais, Intergeracionalidade, Relações entre gerações, Adolescência

Resumo

Pesquisas sobre genitores e flhos têm apontado resultados no sentido da transmissão intergeracional de comportamentos. Considerando que as habilidades sociais são vistas como um fator de proteção para adolescentes, o presente estudo teve por objetivo identifcar a possível transmissão do repertório de habilidades sociais de pais e mães para flhos adolescentes. Uma amostra de 142 adolescentes e seus genitores foi avaliada por meio dos inventários IHS-Del-Prette e IHSA-Del-Prette, procedendo-se às análises estatísticas. Os resultados encontrados sugeriram a transmissão de assertividade, empatia, abordagem afetiva e desenvoltura social, a depender do sexo dos genitores e dos flhos, assim como da idade dos adolescentes. Foram discutidas a importância do repertório elaborado de habilidades sociais nos genitores e as implicações
dos resultados encontrados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, A. T. C., & Netto Junior, J. L. S. (2015). Measures of intergenerational transmission of obesity in Brazil. Ciência e Saúde Coletiva, 20(5), 1400-1413.

Amin, V., Lundborg, P., & Rooth, D. O. (2015). The intergenerational transmission of schooling: Are mothers really less important than fathers? Economics of Education Review, 47, 100-117.

Baum, W. M. (2004). Understanding behaviorism: Behavior, culture and evolution. Wiley-Blackwell.

Boutwell, B. B., & Beaver, K. M. (2010). The intergenerational transmission of low self-control. Journal of Research in Crime and Delinquency, 47(2), 174-209.

Bowers, M. E., & Yehuda, R. (2016). Intergenerational transmission of stress in humans. Neuropsychopharmacology, 41(1), 232-

Campos, J. R., Del Prette, A., & Del Prette Z. A. P. (2014). Depressão na adolescência: Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas como fatores de risco/proteção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(2), 408-428.

Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais como preditoras de problemas de comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 321-330.

Cia, F., Pereira, C. S., Ruas, T. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Habilidades sociais parentais e relacionamento entre pais e filhos. Psicologia em Estudo, 11(1), 73-81.

Cole, M., & Cole S. R. (2004). O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed.

Cook, C. R., Gresham, F. M., Kern, L., Barreras, R. B., Thornton, S., & Crews, S. D. (2008). Social skills training with secondary EBD students: A review and analysis of meta-analytic literature. Journal of Emotional and Behavioral Disorders, 16, 131-144.

Cozby, P. C. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas.

Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, A., & Del Prette, Z.A.P. (2011). Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais. In A. Del Prette & Z.A.P. Del Prette (Orgs), Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo (pp. 19-56). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (1999). Psicologia das habilidades sociais: Terapia, educação e trabalho. Petrópolis: Vozes.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Petrópolis: Vozes.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2008). Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paideia, 18(41), 517-530.

Del Prette Z. A. P., & Del Prette, A. (2010) Habilidades sociais e análise do comportamento: Proximidade histórica e atualidades. Perspectivas em Análise do Comportamento, 1(2), 104-115.

Del Prette, Z. A. P., Rocha, M. M., & Del Prette, A. (2011). Habilidades sociais na infância: Avaliação e intervenção com a criança e seus pais. In C. S. Petersen & R. Wainer (Orgs), Terapias cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes (pp. 46-61). Porto Alegre: Artmed.

Dittrich, A. (2004). Behaviorismo radical, ética e política: Aspectos teóricos do compromisso social (Tese de doutorado não publicada). Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Duriez, B., & Soenens, B. (2009). The intergenerational transmission of racism: The role of right-wing authoritarianism and social dominance orientation. Journal of Research in Personality, 43, 906-909.

Eley, T. C., McAdams, T. A., Rijsdijk, F. V., Lichtenstein, P., Narusyte, J., Reiss, D., Spotts, E. L., … Neiderhiser, J. M. (2015). The Intergenerational transmission of anxiety: A children-of-twins study. American Journal of Psychiatry, 172(7), 630-637.

Escario, J. J., & Wilkinson, A. V. (2015). The intergenerational transmission of smoking across three cohabitant generations: A count data approach. Journal of Community Health, 40(5), 912-919.

Feitosa, F. B., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2012). Social skills and academic achievement: The mediating function of cognitive competence. Temas em Psicologia, 20(1), 61-70.

Glenn, S. (1986) Metacontingencies in Walden Two. Behavior Analysis and Social Action, 5, 2-8.

Gonçalves, E. S., & Murta, S. G. (2008). Avaliação dos efeitos de uma modalidade de treinamento de habilidades sociais para crianças. Psicologia Reflexão e Crítica, 21(3), 430-436.

Gresham, F. M. (2009). Análise do comportamento aplicada às habilidades sociais. In Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Orgs), Psicologia das Habilidades Sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 17-66). Petrópolis, RJ: Vozes.

Grønhøj, A., & Thøgersen, J. (2009). Like father, like son? Intergenerational transmission of values, attitudes and behaviours in the environmental domain. Journal of Environmental Psychology, 29, 414-421.

Hopkins, P., Olson, E., Pain, R., & Vincett, G. (2011). Mapping intergenerationalities: The formation of youthful religiosities. Transactions of the Institute of British Geographers, 36(2), 314-327.

Kim, J. (2009). Type-specific intergenerational transmission of neglectful and physically abusive parents behaviors among young parents. Children and Youth Services Review, 31, 761-

Leve, L. D., Khurana, A., & Reich, E. B. (2015). Intergenerational transmission of maltreatment: A multilevel examination. Development and Psychopathology, 27(4), 1429-1442.

Madden, V., Domoney, J., Aumayer, K., Sethna, V., Iles, J., Hubbard, I., … Ramchandani, P. (2015). Intergenerational transmission of parenting: Findings from a UK longitudinal study. European Journal of Public Health, 25(6), 1030-1035.

Marin, A. H., Martins, G. F., Freitas, A. P. C. O., Silva, I. M., Lopes, R. C. S., & Piccinini, C. A. (2013). Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais: Evidências empíricas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(2), 123-132.

Martin, G., & Pear, J. (2009). Modificação do comportamento: O que é e como fazer (N. C. de Aguirre, Trad., 8ª Ed.). São Paulo: Roca.

Miller, G., & Taubman-Ben-Ari, O. (2010). Driving styles among young novice drivers: The contribution of parental driving styles and personal characteristics. Accident Analysis and Prevention, 42, 558–570.

Murta, S. G., Del Prette, A., Nunes, F.C., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Problemas en la adolescencia: Contribuciones del entrenamiento en habilidades sociales In J. C. Salamanca (Ed.), Manual de intervención psicológica para adolescentes: Ámbito de la salud y educativo (Unidade 1, Cap. 2). Bogotá: PSICOM Editores.

Novak, G., & Peláz, M. (2004). Child and adolescent development: A behavioral system approach. Thousand Oaks, California: Sage Publications.

Oliveira, E. A., Marin, A. H., Pires, F. B., Frizzo, G. B., Ravanello, T., & Rossato, C. (2002). Estilos parentais autoritário e democrático-recíproco intergeracionais, conflito conjugal e comportamentos de externalização e internalização. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(1), 1-11.

Orti, N. P., Bolsoni-Silva, A. T., & Bratifish, M. (2015). Assessment of the effects of a parental intervention with mothers of children with internalizing problems. Advances in Research, 4, 279-292.

Paixão, G. P. N., Gomes, N. P., Diniz, N. M. F., Lira, M. O. S. C., Carvalho, M. R. S., & Silva, R. S. (2015). Women experiencing the intergenerationality of conjugal violence. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 23(5), 874-879.

Quintelier, E. (2015). Intergenerational transmission of political participation intention. Acta Politica, 50(3), 279-296.

Reis, D. C., de Almeida, T. A. C., Miranda, M. M., Alves, R. H., & Madeira, A. M. F. (2013). Vulnerabilidades à saúde na adolescência: Condições socioeconômicas, redes sociais, drogas e violência. Revista Latino Americana de Enfermagem, 21(2), 586-594.

Sá, L. G. C., & Del Prette, Z. A. P. (2014). Habilidades sociais como preditoras do envolvimento com álcool e outras drogas: Um estudo exploratório. Interação em Psicologia (Online), 18(2), 167-178.

Sabatier, C., & Lannegrand-Willems, L. (2005). Transmission of family values and attachment: A French tree-generation study. Applied Psychology: An International Review, 54(3), 378-395.

Shaffer, A., Burth, K. B., Obradovic, J., Herbers, J. E., & Masten, A. S. (2009). Intergenerational continuity in parenting quality: The mediating role of social competence. Developmental Psychology, 45(5), 1227- 1240.

Silveira, L. M. O. B., Pacheco, J. T. B., Schneider, A. A., & Cruz, T. (2005). Estratégias educativas desejáveis e indesejáveis: Uma comparação entre a percepção de pais e de mães de adolescentes. Alethéia, 21, 31-42.

Skinner, B. F. (1953/2007). Ciência e comportamento humano. (J. C. Todorov e R. Azzi, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Uzunian, L. G., & Vitalle, M. S. S. (2015). Habilidades sociais: Fator de proteção contra transtornos alimentares em adolescentes. Ciência e saúde coletiva, 20(11), 3495-3508.

Valdanha, E. D., Scorsolini-Comin, F., & Santos, M. A. (2013). Anorexia nervosa e transmissão psíquica transgeracional. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 16(1), 71-88.

Weber, L. N. D., Selig, G. A., Bernardi, M. G., & Salvador, A. P. V. (2006). Continuidade dos estilos parentais através das gerações: Transmissão intergeracional de estilos parentais. Paidéia, 16(35), 407-414.

Weber, L., & Gomide, P. I. C. (2007). Relação entre comportamento moral dos pais e dos filhos adolescentes. Estudos de Psicologia, 24(1), 53-60.

Publicado
2017-08-29
Como Citar
Comodo, C., Del Prette, A., & Del Prette, Z. (2017). Intergeracionalidade das Habilidades Sociais entre Pais e Filhos Adolescentes. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado de http://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19467
Seção
Estudos Empíricos