Habilidades Sociais como Preditoras para Problemas de Comportamento em Escolares

Autores

  • Ivana Gisel Casali-Robalinho Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

psicologia do desenvolvimento; habilidades sociais, Habilidades sociais, Problemas de comportamento, Crianças em idade escolar

Resumo

Este trabalho visou a verificar a força preditiva das habilidades sociais sobre os problemas de comportamento realizando, preliminarmente, uma caracterização do repertório de habilidades sociais e problemas de comportamento da amostra. Participaram 220 crianças, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, bem como seus pais/responsáveis, que responderam o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). As análises estatísticas apontaram que as habilidades sociais de maior peso preditivo sobre problemas comportamentais foram as de Responsabilidade (na autoavaliação) e de Autocontrole/Civilidade (na avaliação por pais/responsáveis). Os resultados foram analisados em termos de suas implicações para o planejamento de intervenções voltadas para a promoção de habilidades sociais como mecanismo preventivo de problemas comportamentais em crianças escolares.

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Publicado

2015-11-17

Como Citar

Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades Sociais como Preditoras para Problemas de Comportamento em Escolares. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(3), 321–330. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18608

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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