Risco e Sinthome:

A Psicanálise no Sistema Socioeducativo

Autores

  • Andréa Maris Campos Guerra UFMG
  • Cristiane de Freitas Cunha UFMG
  • Maria Helena Costa
  • Thaís Limp Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Adolescência, Clínica psicanalítica, Infração, Medida socioeducativa, Feminilidade

Resumo

Partimos de revisão sobre adolescência e clínica psicanalítica, especialmente com adolescentes infratores. Com discussão de caso em medida socioeducativa de liberdade assistida, levantamos três considerações sobre a psicanálise nesse dispositivo: a singularidade do caso face ao universal da regulação jurídica; limites e potencialidades do atendimento institucional; e importância da rede. Concluímos pelo valor da palavra e pelo recolhimento de seu excedente no trabalho subjetivo do adolescente. E, por fim, verificamos a necessidade de ações que encaminhem os efeitos das intervenções.

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Publicado

2014-07-21

Como Citar

Guerra, A. M. C., Cunha, C. de F., Costa, M. H., & Silva, T. L. (2014). Risco e Sinthome:: A Psicanálise no Sistema Socioeducativo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(2), 171–177. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17647

Edição

Seção

Relato de Experiência Profissional

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