Efeitos de Instrução e de Treino Parental em Cuidadores de Crianças com Câncer

Autores

  • Inaê Benchaya Universidade Federal do Pará
  • Eleonora Arnaud Pereira Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Izabel Cristina da Silva Brasiliense Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Psicologia da Saúde, Psico-oncologia, Distresse comportamental, Instrução, Treino parental, Câncer infantil

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos de instrução e de treino parental sobre comportamentos observados em cuidadores e em crianças com diagnóstico de câncer durante procedimento de punção venosa em ambulatório. Participaram nove cuidadores de crianças oncológicas. Fez-se a análise de características familiares, estilo parental, efeitos de um manual de instruções e de treino parental, assim como sessões de observação direta do comportamento durante punção venosa. Os resultados apontam efeito positivo do manual para mudança de comportamento em curto prazo. Após treino parental, observou-se aumento nas taxas de comportamentos de monitoria positiva do cuidador, com relatos de generalização destes comportamentos para outros contextos. Discute-se a importância do estilo parental como fator de proteção à criança com câncer.

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Referências

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Publicado

2014-04-15

Como Citar

Benchaya, I., Ferreira, E. A. P., & Brasiliense, I. C. da S. (2014). Efeitos de Instrução e de Treino Parental em Cuidadores de Crianças com Câncer. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(1), 13–23. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17625

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