Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Pós – Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais é um periódico eletrônico de acesso aberto, publicado semestralmente, sendo o primeiro número publicado no mês de maio e o segundo em novembro. Este periódico é destinado a divulgar e a ampliar, para estudantes, pesquisadoras e pesquisadores em geral, o campo de circulação e o debate de pesquisas no âmbito das Ciências Sociais. É organizada por estudantes de pós-graduação das unidades que constituem o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (ICS-UnB), a saber: Departamento de Antropologia (DAN), Departamento de Sociologia (SOL) e Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA). 

Processo de Avaliação Editorial 

É política da Revista PÓS, fazer avaliação dos manuscritos a ela submetidos em regime de duplo anonimato. Todas as submissões recebidas passam pela análise prévia da Equipe Editorial e, em seguida, de, pelo menos, dois(uas) pareceristas anônimos. Conforme a classificação da peça pelos pareceres, a mesma será submetida a um terceiro parecer. As submissões são avaliadas por meio de formulários próprios, disponíveis no link (criar link). As entrevistas são avaliadas por um(a) parecerista qualificado externo nomeado ad hoc, para assegurar a importância e a qualidade da submissão. As resenhas de livro e conferências passarão por avaliação interna de dois dois(uas) dos(as) Editores(as) Executivos. Dois(uas) Editores(as) Executivos(as) são designados para acompanhar a submissão de cada peça. A eles(as) caberá a decisão sobre a aceitação ou rejeição dos manuscritos, em conformidade com os pareceres, podendo sua decisão ser submetida a toda a Equipe Editorial. 

  1. Avaliação pelo(a)s membros da Equipe Editorial

As submissões são revisadas inicialmente por dois Editore(a)s Executivo(a)s da revista, designado(a)s para acompanhamento de todo o processo de avaliação e publicação do manuscrito. Esta primeira avaliação consistirá em avaliar o manuscrito com relação às Condições para Submissão, submeter o manuscrito ao software antiplágio Copyspider e, em seguida, observar a adequação às Diretrizes para autore(a)s. Em caso de não adequação, o manuscrito será devolvido para correção e reenvio. Manuscritos que não atendam aos requisitos de qualidade, originalidade, foco e escopo da revista e à política antiplágio serão rejeitados pelo(a)s Editore(a)s Executivos da revista. 

  1. Avaliação externa

Sendo atendidos os requisitos anteriores, o(a)s Editore(a)s Executivo(a)s responsáveis encaminharão o manuscrito para a avaliação por pares, em regime de duplo anonimato. Entrevistas aprovadas na primeira etapa pelo(a) Editore(a)s Executivo(s) responsáveis são enviadas para um parecerista. A escolha do(a)s pareceristas seguirá os critérios estabelecidos no Artigo 5° do Estatuto da Revista.

O(a)s pareceristas terão entre vinte e trinta dias para apresentar uma avaliação sobre o manuscrito, mediante formulário de parecer específico para cada peça (INSERIR LINK). A Equipe Editorial recomenda a(o)s pareceristas uma avaliação construtiva, que aponte os pontos fortes e fracos do manuscrito e sugestões para melhorias adicionais, visando o desenvolvimento dos trabalhos do público alvo da revista.  Com base nos pareceres recebidos, os trabalhos serão classificados da seguinte maneira:

 Em caso de pareceres recomendando pequenas revisões, o(a)s Editore(a)s Executivo(a)s responsáveis encaminharão recomendações para melhor melhoria do mesmo, tomando como parâmetro os pareceres recebidos e suas próprias recomendações. 

No caso de resultado indefinido, o(a) autor(a) deverá reformular o manuscrito a partir das sugestões apresentadas pelo(a)s pareceristas e eventuais recomendações textuais da(os) editore(a)s responsáveis. Em caso de discordância em relação às sugestões, o(a) autor(a) deverá justificar a não aceitação das mesmas. Em consonância com o estatuto da Revista, e visando apoiar e estimular as publicações de nosso público alvo, bem como seu aprendizado com relação à publicação de textos acadêmicos, prevemos, nesta classificação, que o manuscrito seja novamente submetido à avaliação, preferencialmente pelo(a)s mesmo(a)s pareceristas, estando, novamente, sujeito às mesmas classificações acima.

Caso a classificação indique pela avaliação de um(a) terceiro(a) parecerista, a peça será aceita para publicação caso seja avaliada neste terceiro parecer como “publicar sem revisão” ou “publicar com pequenas revisões”.

  1. Avaliação do(a)s Editor(a)s Executivo(a)s responsáveis

Em caso de recomendação para revisão do manuscrito o(a)s Editore(a)s Executivo(a)s responsáveis avaliarão a reformulação realizada pelo(a) autor(a), levando em conta suas recomendações, os pareceres e o manuscrito originalmente submetido.  Serão observadas a capacidade de abordar as observações e recomendações do(a)s Editore(a)s e pareceristas. A decisão final sobre a publicação caberá o(a)s o(a)s Editore(a)s Executivo(a)s responsáveis, sendo, eventualmente, submetida a toda a Equipe Editorial.  

Política de Ações Afirmativas

Em consonância com a Política de Ações Afirmativas instituída nos Programas de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, a Revista PÓS adota os princípios estabelecidos pela Resolução CEPE 44/2020 em seus processos seletivos para Editore(a)s Executivo(a)s. Deste modo, prevemos, na composição da Equipe Editorial, pelo menos vinte por cento (20%) das vagas para candidatos(a)s negro(a)as, pelo menos uma vaga adicional para candidato(a)s indígenas e pelo menos uma vaga adicional para candidato(a)s quilombolas.

Política de Acesso Livre

Somos uma revista de acesso aberto. Não cobramos pela publicação de artigos ou pelo acesso aos fascículos da revista. Todo o conteúdo da revista, exceto indicação contrária em materiais específicos, está licenciado sobre Atribuição 3.0 Creative Commons Brasil (CC BY 3.0 BR).

Você tem o direito de:

– Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
– Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. 

– O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

De acordo com os termos seguintes: 

– Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
– Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Política de antiplágio

Considera-se plágio uma conduta antiética, pois envolve a cópia de ideias, dados, conceitos, trechos de textos, resultados de pesquisa, sem o reconhecimento explícito da autoria e fonte original mediante a correta citação conforme as normas da ABNT. O autoplágio, por outro lado, envolve a utilização de parte significativa do trabalho de autoria do(a) próprio(a) autor(a), sem fazer referência ao texto originalmente publicado. 

Para identificação de plágio ou autoplágio nos manuscritos recebidos na revista PÓS, o(a)s Editore(a)s Executivo(a)s responsáveis pelo acompanhamento da avaliação e publicação do dos mesmos, farão uso do software CopySpider no início da avaliação do manuscrito e ao final, após as revisões recomendadas. Em caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação conforme os procedimentos de registro de retratação e manifestação de preocupação do Scielo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Conduta ética

Editore(a)s

A Revista PÓS ampara sua prática editorial e a relação do(a)s Editor(a)s Executivo(a)s com autores e pareceristas no Código de conduta para editores, do Committee on Publication Ethics (COPE). 

Avaliadore(a)s

A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos intelectuais ou de outras ordens. A revista preza pela confidencialidade de todo o processo envolvido nas submissões e revisões. Os potenciais conflitos de interesse devem ser prontamente informados à Equipe Editorial. Eventuais irregularidades não identificadas pela Equipe Editorial, tais como identificação de plágio, publicação redundante, uso de pesquisas/trabalhos de outrem ainda não publicados, deverão ser comunicados à Equipe Editorial. 

Autore(a)s

A PÓS observa as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE), relativas às práticas de autoria. 

Retratação e manifestação de preocupação

A Equipe Editorial compromete-se a agir mediante suspeita ou alegação de má conduta identificada ou a ela informada. Para apurar os fatos identificados ou reportados, e determinar as ações a serem tomadas, a PÓS orienta-se pelo fluxogramas COPE , bem como os procedimentos de registro de retratação e manifestação de preocupação do Scielo.

 

Taxas para submissão e publicação

A PÓS não exige pagamentos pela submissão de textos e nem para sua publicação, na medida em que o periódico se caracteriza por um meio de divulgação científico com finalidade acadêmica.

Mídias sociais

Com o objetivo de dar maior visibilidade às suas publicações,  a revista PÓS, em suas páginas do Facebook e Instagram, divulga periodicamente, além dos números publicados, a Série Biblioteca da PÓS em que divulgamos teses ou dissertações dos Programas de Pós-Graduação vinculados à revista, e a Série Memórias PÓStumas, em que recuperamos artigos, resenhas, conferências, dossiês, publicados na revista em anos anteriores. O objetivo é, além da divulgação dos referidos trabalhos, recuperar aqueles que têm estreita relação com os debates candentes na contemporaneidade, de modo a propor uma retomada das reflexões realizadas anteriormente sobre estes temas de modo a possibilitar o entendimento de como eles se desdobram no presente.