O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em arquivo eletrônico com extensão DOC.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12 e parágrafo justificado.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1- Aspectos gerais

1.1 Podem ser submetidos trabalhos acadêmicos relacionados às Ciências Sociais, notadamente em Cidadania, Cooperação Internacional, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Sociedade, que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área.
1.2 Os trabalhos submetidos devem ser originais e não podem ter sido encaminhados simultaneamente a outro periódico científico.
1.3 São aceitas submissões, em português, espanhol ou inglês; dos seguintes tipos: artigos de pesquisa, revisão de literatura, estudos teóricos, estudos metodológicos e relatórios de pesquisa.

 

2- Conteúdo

2.1 Os trabalhos submetidos deverão estar escritos de acordo com as regras da gramática e a sintaxe do idioma de origem.
2.2 Os trabalhos submetidos devem apresentar a seguinte estrutura:

- Título.
- Resumo no idioma de origem.
- Palavras-chave no idioma de origem(não menos de três, nem mais de sete).
- Resumo e palavras-chave em inglês (obrigatório para todos os artigos).
- Introdução.
- Revisão de literatura.
- Método.
- Resultados.
- Discussão.
- Conclusões.
- Bibliografia.


3- Citação e bibliografia

São aceitas as seguintes normas de estilo de citação e bibliografia:

- American Psychological Association - APA Style.
- Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 6023/2002.
- International Organization for Standardization - ISO 690.

 

4- Formato da apresentação

4.1 Os trabalhos submetidos deverão ter acima de 3.000 palavras (excetuando referências, tabelas e notas), em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço simples e parágrafo justificado.
4.2 Os trabalhos submetidos deverão ser enviados em formato A4 e como arquivo eletrônico em extensão DOC.

 

5- Dados do autor

5.1 O arquivo com o texto do trabalho não pode apresentar nenhuma informação ou referência expressa sobre os autores.
5.1 Os dados dos autores só devem se registrar no sistema durante o processo de envio.
5.1 Todos os autores devem incluir o seu identificador ORCiD onde se assinale seu biografia, formação acadêmica e publicações.

 

6- Aspectos complementares

6.1 Os trabalhos serão submetidos mediante a plataforma online.
6.2 Durante o processo de submissão deverão ser inseridos os arquivos complementares (declaração de originalidade, outros arquivos da pesquisa, etc.).
6.3 Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.
6.4 Os trabalhos submetidos serão pré-analisados antes de submetê-los à avaliação por pares.
6.5 O tempo médio aproximado entre a submissão e uma decisão final quanto à publicação é de 6 meses.
6.6 Dúvidas sobre o processo de submissão ou avaliação de manuscritos devem ser encaminhadas ao e-mail: revistaceam@unb.br

Pesquisa original

Este é o tipo mais comum de manuscrito de revista utilizado para publicar relatórios completos dos dados da pesquisa. Pode ser chamado Artigo Original, Artigo de Pesquisa, Pesquisa ou simplesmente Artigo, dependendo da revista. O formato de pesquisa original é adequado para muitos campos diferentes e diferentes tipos de estudos. Inclui as seções de Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.

Artigos de revisão

Artigos de revisão de literatura

Estudos de caso

Estes artigos reportam casos específicos de fenômenos interessantes. Um dos objetivos dos estudos de caso é concienciar a outros pesquisadores da possibilidade de que se produza um fenômeno específico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.