Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto obedece a todas as normas da Cenário e ao Template acessível no link "Submissão"; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O autor gerou o ORCID e o informou na primeira página da submissão
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1-Apreciação do Editor:

O trabalho submetido será apreciado, preliminarmente, pelo Conselho Editorial do periódico visando constatar se o artigo está alinhado ao seu escopo.

2-Verificação de plágio: 

Livre de possíveis plágios (verificação por software antiplágio vigente na UnB - Turnitin), sendo que aqueles artigos que ultrapassarem 15% de similaridade  com algum material acadêmico existente passarão por um processo de análise para a verificação de ocorrência ou não do plágio, conforme instruções do Comittee On Publication Ethics (COPE) e a política antiplagiarismo da revista.

3-Revisão pelos pares:

Após esta etapa, caso o texto tenha potencial de publicação, será encaminhado para parecer de, ao menos, dois membros do Conselho Científico, que o fará por meio do sistema de avaliação duplamente cega por pares (doubleblindpeerreview).

4-Notificação: 

Os autores poderão ser serão notificados pelo editor chefe sobre a aceitação ou recusa dos seus textos com base nos pareceres recebidos, sendo que, após a submissão, o tempo médio para a publicação dos textos aprovados é de 12 (doze) semanas.

5-Sugestões e modificações: 

Eventuais sugestões de modificações de estrutura e/ou conteúdo que se façam necessárias serão notificadas ao autor para contato, que se encarregará de fazê-las e de reenviar os textos no prazo indicado pelo Conselho Editorial. Opiniões, análises e conteúdo teórico, bem como a correção gramatical, ortográfica e de sintaxe, são de inteira responsabilidade dos autores. A Equipe Editorial se reserva o direito de realizar alterações nos originais, buscando manter a qualidade da publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores.

6-Acréscimos e modificações pelo autor:

Não serão permitidos acréscimos ou modificações nos textos aceitos, após serem encaminhados para a arte-final e publicados.

7-Traduções:

Traduções de obras para o português devem vir acompanhadas de autorização por escrito do autor ou, se for o caso, do(s) detentor(es) dos direitos autorais (copyright) ou de seus representantes legais.

8-Traduções em domínio público:

Traduções de obras de domínio público devem ser acompanhadas de uma introdução crítica e/ou notas de rodapé com comentários sobre o texto, sendo obrigatório o registro do manuscrito junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28.

9-Referências:

Os autores deverão incluir, obrigatoriamente, as referências utilizadas no artigo em APA 7 ed..

10-Apresentação dos originais no sistema OJS:

Como faço a submissão no sistema OJS? Vídeo:  Veja antes da submissão  (Fonte: You Tube)

10.1 -Metadados:

Os metadados são todos os dados obrigatórios preenchidos pelo autor ao submeter o artigo no OJS. Escreva-os de forma completa, use letras maiúsculas e minúsculas. A qualidade dos metadados são responsabilidade dos autores. Não esqueça de preencher todos os campos. Os metadados da revista são responsabilidade do autor.  Não escreva seu currículo, use seu ID lattes e ORCID.

10.2 -Texto do artigo:

Todos  os  textos  submetidos ao periódico devem  ser  apresentados  em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Word ou compatível com ele.

10.3 Templete:

O(a) autor(a) deve baixar o Template e redigir o artigo a partir do mesmo, respeitando toda a diagramação pré-estabelecida.

Você deve submeter  quatro arquivos separadamente:

10.3.1-Arquivo:

Nomear, ARQUIVO 1 (página 1 do Template com informações completas preenchidas)

Faça a folha de rosto, primeira folha do Template [com todos os dados pessoais do(s) autor(es): nome, formação e titulação, endereço, instituição, correio eletrônico, número ORCID- obrigatório e o ID lattes; (veja um arquivo publicado)

Estrutura do artigo que você deverá submeter:

Você deve seguir o modelo do Template

  • título do artigo;
  • o resumo e o título do artigo em 3 idiomas (português, espanhol e inglês), seguido após o respectivo título em cada idioma (submeta a parte);
  • as palavras-chave (até 5) nos três idiomas dos resumos;
  • introdução sem título
  • o texto do artigo, com imagens, tabelas e quadro, se houver;
  • as referências bibliográficas;
  • as notas de fim;

10.3.2- Arquivo:

Nomear ARQUIVO 2 (Todo o template "SEM" a identificação dos autores). Esse arquivo sem identificação será enviado para a revisão.

Artigo completo conforme o template  "SEM IDENTIFICAR DADOS DO AUTOR! "

10.3.3- Arquivo:

Nomear ARQUIVO 3: 

Resumo da filiação dos autores (inserir o número de ID LATTES com link para o lattes).

As submissões que não estiverem nessa ordem não serão encaminhadas aos avaliadores.

10.3.4- Declaração de ineditismo, nomear DECLARAÇÃO. A Declaração deve ser devidamente assinada eletronicamente por todos os autores. Declaração 

10.4-Tipologia das publicações: 

 10.4.1 Artigos:

Os artigos inéditos, devem conter de 12 a 22 páginas numeradas, em fonte Arial tamanho 11, com margens esquerda e superior de 3,0 e margens direita inferior de 2,0 e espaçamento entre linhas simples e justificado.

10.4.2 Resenhas:

As resenhas críticas devem ter, no máximo, 4 páginas, em fonte Arial tamanho 11 e demais características como as descritas acima.

10.4.3 Partes da publicação:

a) Folha de rosto: Na primeira página, o título do artigo deve ser digitado em fonte Arial, os títulos, que acompanharão os três resumos (português, espanhol e inglês) em negrito e fonte 11, acompanhando a fonte de cada resumo;

b)Subtítulos: Os subtítulos são diferenciados graficamente entre seções de hierarquia diferentes ou iguais [todos em fonte Arial 12, negrito e itálico]. Caso haja hierarquias inferiores em caca seção do artigo, utilizar Arial 11, negrito e itálico. Não iniciar uma nova página a cada subtítulo.

c)Notas: Não se utilizará notas de rodapé, mas notas de fim em fonte Arial 10, espaçamento simples e em número romano sequencial.  Aqui deverá constar a origem dos apoios e patrocínios, etc.

d)Resumo:

Resumo (em português), Resumen (em espanhol) e Abstract (em inglês) devem ser em fonte Arial, tamanho 11, justificados, com espaçamento simples entre linhas, contendo de 100 a 150 palavras (não mais que 10 linhas). 

e)Palavra-chaves:

Utilize e o vocabulário controlado do Scielo DESC/MESH  para te auxiliar na busca das palavras chaves que se aproximam do tema de sua pesquisa.  É importante conhecer a cadeia de sinônimos que caracterizam o seu trabalho para a melhor recuperação eletrônica da informação.

As palavra-chaves devem ser entre três e cinco (em português, espanhol e inglês) dispostas logo abaixo de cada resumo, respectivamente. Palavras separadas por ponto e vírgula, com inicial minúscula.

F)Imagético (devem estar claras e legíveis): Ilustrações, tabelas, gráficos, figuras e similares devem ser enviados em 2 formatos: i) arquivos individuais e separados – em formato como JPEG ou GIF; ii) também postas no corpo do texto (nunca como anexos). Devem ser numeradas em sequência e em arábico, identificadas no corpo do texto. O mesmo procedimento deve ser adotado para tabelas, gráficos ou figuras. A numeração e títulos de cada um desses elementos virão na parte superior dos mesmos e as respectivas legendas ou fontes, na parte inferior. Utiliza-se a fonte Arial 10.

g)Arquivos e formatos: Para submeter o manuscrito, os autores têm de fazer um upload no sistema da revista, com o arquivo correto, em formato Word 2003 ou mais recente.

h)Dados: A apresentação de informações numéricas e estatísticas deve seguir rigorosamente as recomendações do manual APA 7 ed..

Deve-se mencionar que, no caso de artigos escritos em português, eventuais inconsistências entre as diretrizes do manual da APA e a redação em português devem ser resolvidas pelos autores, considerando as regras gerais de redação da língua portuguesa. A formatação do manuscrito e a elaboração de tabelas, figuras e outros elementos devem prosseguir estritamente de acordo com as recomendações do manual APA 7.ed.. Recomendamos que os autores avaliem, antes da submissão, se seu manuscrito está de acordo do manual APA. Caso o artigo não siga as diretrizes APA 7 ed., na formatação de todos os elementos aqui mencionados, o mesmo não será encaminhado avaliação. Como fonte para se seguir as normas de publicação da APA, recomenda-se a consulta dos seguintes endereços:

10.5 Sobre a APA:

Vídeo: Vídeo explicativo APA 7. ed. (Fonte: UFRGS) 

Manual da APA 7ed. (atualizada): http://www.apastyle.org/

Modelos APA 7.ed.:  Role a tela até os respectivos links:

Referências

Citações

Formatação de Tabelas

Formatação de imagens

Outras questões do manual APA 7.ed.

 

Posturas não toleradas pela revista Cenário:

1- O autor não indica que a publicação é de algum evento ao submeter a revista; Ele deve indicar nas notas que o artigo pertence ao evento tal e colocar a data.
2-O autor retirar o artigo da edição informalmente, deve comunicar por escrito indicando o motivo da retirada;
3-Ou o orientador não autorizar a publicação do orientando. O autor deve dar ciência ao seu orientador da publicação. Não serão incluídos autores após a publicação do artigo.
3-O autor pedir para inserir outros autores na publicação que não foram aprovados pelo corpo científico; Depois de aprovado o artigo, não será inserido colegas autores, é antiético e anticientífico.
4-Não inserir o artigo de acordo com as normas padrão na revista; usamos o sistema APA 7 ed., em nossas publicações os artigos devem rigorosamente respeitar esse sistema. Os links da APA 7 ed. estão acima. 
5-Ficar cobrando ao editor a publicação do seu artigo, cabe lembrar que o artigo só será publicado pela decisão e ordenamento do conselho editorial da Cenário. As exigências dos autores nesse nível não serão respondidas. Os critérios de publicação são rigorosamente por ordem de chegada e tema. 
6-Autores idênticos exigirem que seus artigos sejam publicados em uma mesma edição. Isso definitivamente compromete a avaliação da revista por base de dados robusta, e esse é o nosso objetivo. 
 
Comportamento esperado após a publicação de seu artigo:
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