A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo

Autores

  • Alexandra Fernandes Josias CET - Centro de Excelência em Turismo - Universidade de Brasília
  • Marutschka Martini Moesch CET - Centro de Excelência em Turismo- Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19430

Palavras-chave:

Turismo. Marketing. Comunicação. Imagem. Planejamento Estratégico.

Resumo

A intenção deste trabalho é estimular uma reflexão sobre conceitos e preconceitos presentes nos processos de formação e gestão de imagem dos destinos como parte do planejamento estratégico do Turismo, em especial no que diz respeito aos campos do Marketing e da Comunicação ”“ áreas codependentes, mas nunca totalmente coincidentes. Definições, técnicas, visões de mundo e estilos de gestão muitas vezes são dados como conhecidos e consagrados, mas podem estar baseados em paradigmas que as áreas de origem na realidade já ultrapassaram. A partir de uma brevíssima revisão de obras consagradas de expoentes do Turismo, da Filosofia e do Marketing, vamos analisar alguns pontos em que divergências se cristalizaram, a fim de superá-las em nome de uma nova e produtiva convergência, numa relação de mútuo suporte.

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Biografia do Autor

Alexandra Fernandes Josias, CET - Centro de Excelência em Turismo - Universidade de Brasília

Possui graduação em Abi - Comunicação Social pela Universidade de Brasília(1990), graduação em Administração pela Universidade de Brasília(1993), graduação em Abi - Comunicação Social pela Universidade de Brasília(1993), especialização em Comunicação com O Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing(1996), especialização em MBA em Marketing pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (DF)(1998) e aperfeicoamento em Jornalismo de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi(1995). Tem experiência na área de Comunicação. 

Marutschka Martini Moesch, CET - Centro de Excelência em Turismo- Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos,Especialização em Educação pela UFRGS,(1988), Mestrado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Ciências da Comunicação e Turismo pela Universidade de São Paulo (2004).Professora da Universidade de Brasília, do Centro de Excelência em Turismo- CET (2011). Dedicou-se por mais de 30 anos como educadora, no setor público e privado,.Nos últimos 20 anos com ênfase no ensino superior na PUCRS, UCS,UNIFRA em comunicação social e turismo. Sua prática docente fundamenta-se na área do Turismo,Educação,Sociologia,Epistemologia Social e Metodologias de Pesquisa atuando principalmente nos temas: epistemologia do turismo, planejamento e politicas publicas do turismo, lazer e
animação sociocultural, desenvolvimento territorial e sustentabilidade, turismo de base local e participação, pesquisa e ensino do turismo, metodologia de pesquisa e papel do conhecimento na emancipação e inclusão social. Atuou na Secretaria de Educação do Estado do RS e no Município de Porto Alegre. Atuou como Diretora do Porto Alegre Turismo de 1999 a 2004. Hoje é professora adjunta da Universidade de Brasília,na graduação em Turismo e no Programa de Mestrado em Turismo , foi coordenadora do Mestrado Profissional em Turismo da Universidade de Brasília de 2014-2017 e coordena o Núcleo de Políticas Publicas em Turismo e Líder do grupo de pesquisa do Núcleo de Politicas Publicas em Turismo
CET/UnB. Editora da Revista Cenário CET/UnB, inicio ano 2017. 

Referências

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Publicado

20-11-2018

Como Citar

Josias, A. F., & Moesch, M. M. (2018). A imagem da gestão de imagem: conceitos e preconceitos sobre marketing e comunicação no turismo. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 5(9), 40–61. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i9.19430

Edição

Seção

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