O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

      Os textos propostos para a publicação deverão:

a.   ser originais e inéditos, e não terem sido publicados integralmente ou parcialmente sob nenhum formato (impresso, eletrônico ou virtual);

b.     enviados em formato .doc ou .docx;

c.      ser submetidos em português ou em francês;

d.    redigidos conforme as especificações abaixo;

e. ser redigidos em língua portuguesa ou francesa.

f.   os textos redigidos em língua francesa serão publicados no original e em língua portuguesa, sendo a tradução realizada pelos membros da "Revista XIX"

 

 

  1. Formatações e outras convenções
    Os textos propostos para a publicação deverão obedecer ao seguinte padrão, em conformidade com a ABNT:

a.      Fonte Times New Roman, justificado; corpo 12; espaçamento 1,5; margem superior 3 cm; margem inferior 2 cm, margem esquerda 3 cm, margem direita 2 cm.

b.      Números de páginas: ver políticas de cada seção

c.      O texto deve ser contínuo, sem saltar páginas para indicar seções. Utilizando parágrafos, e não numeração, para distinguir subseções.

d.      Título com no máximo 12 palavras. Deverá estar centralizado, em negrito, com maiúsculas somente a primeira letra, iniciais de nome próprio e título de obras.

e.      Subtítulos em negrito, sem itálico ou sublinhado.

f.       Resumo em português e língua estrangeira com no máximo 200 palavras, contendo informações sucintas e essenciais sobre o tema,o objetivo da pesquisa, a abordagem teórica, os métodos empregados, os resultados e a conclusão. Abaixo dos resumos deverão conter até 6 (seis) palavras-chave.

g.      A iconografia (imagens, tabelas, gráficos) deve vir no corpo do texto logo após a sua citação no corpo do texto. As figuras deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravados no formato .jpg.Só serão aceitas imagens com autorização de veiculação a ser encaminhada juntamente com o trabalho, ou que sejam de domínio público. Toda e qualquer imagem deve ser seguida de legenda e créditos, e ser referenciada.

h.      As notas de rodapé devem ser numeradas, estar em fonte Times New Roman e corpo 10. Evitar fazer nota remetendo a outra nota.

i.       As citações deverão seguir as normas da ABNT, conforme exemplos a seguir:

Almeida (2007, p.33) ou (ALMEIDA, 2007, p.33); para dois autores, utilizar Almeida e Azevedo (2007, p.33) ou (ALMEIDA; AZEVEDO, 2007, p.33); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (ALMEIDA, et al., 1995, p.33).

j.       As referências bibliográficas devem constar no final do artigo, em ordem alfabética e devem conservar a mesma formatação do texto, seguindo os exemplos abaixo:

 

 

 

Referência de livro  

 

CAMPOS, Haroldo de. O sequestro do Barroco na formação da literatura brasileira: O caso Gregório de Mattos. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.

 

Monografia, Dissertação e Tese

SUZUKI, J. K. Beyond the pale, by Rudyard Kipling: postcolonialism and feminism. 2006. 56f. Monografia (Especialização em Literatura)-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

Artigo 

 

LIMA, A. de. Literatura em Crise na Vida e na Escola. In: Investigações. Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, UFPE. Vol. 5, p. 101-109, 1995.

 

Anais

FUZZA, A. A escrita no livro didático. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGEM EM INTERAÇÃO, 1., 2006. Maringá. Anais... Maringá: Departamento de Letras/Universidade Estadual de Maringá, 2006. p. 101-109.

 

Referências eletrônicas: 

RIZZATI, Mary E. Curutti. Implicações metodológicas do processo de formação do leitor e do produtor de textos na escola. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 47, jun. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000100004. Acesso em: 23 dez. 2009.

 

Imagem em Movimento (filmes, videocassete, DVD, entre outros)

De acordo com a NBR 6023:2002 da ABNT, os elementos essenciais são: título, diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas

 

 

Quando necessário, deve-se adicionar elementos complementares como forma de melhor identificar o documento.

 

Exemplo

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. Intérpretes: Fernanda Montenegro; Marilia Pera; Vinicius de Oliveira; Sônia Lira; Othon Bastos; Matheus Nachtergaele e outros. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. [S.l.]: Le Studio Canal; Riofilme; MACT Productions, 1998. 1 bobina cinematográfica (106 min), son., color., 35 mm.

 

 

Elementos iconográficos (pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico,diapositivo, diafilme, material estereográfico, transparência, cartaz entre outros).

 

Elementos essenciais: autor, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação Sem título, entre colchetes), data e especificação do suporte.

 

 

FRAIPONT, E. Amilcar II. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 30 nov. 1998. Caderno 2, Visuais. p. D2. 1 fotografia, p&b. Foto apresentada no Projeto ABRA/Coca-cola.

 

 

Qualquer dúvida em relação às referências, estaremos à disposição para esclarecê-las através do email revista19.unb@gmail.com

 

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Ensaios

A presente seção visa receber textos ( 10 a 12 páginas, ou seja, até 35.000 caracteres) que envolvam discussões, argumentações, hipóteses e exposições teóricas a respeito de temas que compreendam o século XIX, independentemente do tema principal do dossiê da revista a cada Edição.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.